Nova denuncia, a CEDAE continua tratando esgoto para população do Rio de janeiro beber
29 de julho de 2020

Moradores de Nova Iguaçu voltam a denunciar descaso do poder público em não tratar esgoto que é jogado nos rios que desembocam no Rio Guandu. Este esgoto e captado pela CEDAE onde é tratado para abastecer a cidade do Rio de janeiro e baixada Fluminense de “Água Potável”.

O controle da qualidade da água para abastecimento público segue uma regulamentação falha, que exclui de sua lista de produtos tóxicos os contaminantes perigosos que vão para o copo da população

Medicamentos, hormônios sintéticos, metais pesados como chumbo, cádmio, alumínio e urânio e compostos orgânicos nocivos à saúde e ao meio ambiente, entre eles o agrotóxico glifosato, estão na água aparentemente pura e cristalina que chega às torneiras da população. Provenientes dos esgotos doméstico e industrial, além de atividades agropecuárias, despejados em mananciais destinados ao consumo humano, atravessam estações de tratamento que adotam processos inócuos e obsoletos, que seguem protocolos defasados e parâmetros científicos superados.

A advertência é da engenheira química e professora titular do campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sonia Corina Hess. Autora de pareceres técnicos para órgãos públicos, como defensorias e promotorias, a especialista é organizadora de um livro em fase de edição na Editora Expressão Popular, que reúne ensaios sobre poluição e doenças no Brasil. No capítulo de sua autoria, Sonia reúne dados de suas pesquisas, além de outros cientistas nacionais e estrangeiros que apontam para a necessidade de o poder público priorizar políticas relativas ao acesso à água e, principalmente, o tratamento de esgotos.

Até quando a política de tratamento de esgoto só vai ficar no papel? A maioria da população não tem condições de comprar água mineral para sua família, porque filtrar a água em casa ou ferver, não tira todos os resíduos químicos que permita beber.