Neste sábado 12 de dezembro uma equipe está recolhendo óleo de cozinha para ser reciclado. A coleta está sendo feita na 1º Passarela do Centro de Seropédica, de 10 as 15 horas. 

Ajude o Meio Ambiente

O óleo de cozinha é muito utilizado em restaurantes, bares e até mesmo nas nossas casas. Porém, infelizmente, há ainda muitas pessoas que despejam o óleo usado na pia ou até mesmo no vaso sanitário. O que talvez elas não saibam é que a reciclagem de óleo de cozinha é totalmente possível de ser feita e deve ser incentivada entre amigos, colegas e família.

O óleo pode contaminar rios, mares e represas, acabando com a vida de diversas espécies aquáticas. Um exemplo? O fitoplâncton (conjunto de organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e vivem em rios e mares), que depende da luz para se desenvolver e sobreviver. Como o óleo é menos denso que a água, fica parado na superfície da água, impedindo a entrada de luz e oxigênio.

Caso vá parar no solo, o óleo o impermeabiliza, o que pode causar enchentes e alagamentos quando chegam as chuvas. Por fim, quando se decompõe, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente e aumenta a temperatura e o clima do planeta, contribuindo com o efeito estufa.

Coleto - Reciclagem e coleta de óleo vegetal