Mapa do Turismo 2023: Rio de Janeiro conta com 71 cidades cadastradas
24 de maio de 2023

Das 92 cidades que compõem o estado do Rio de Janeiro, 71 passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que define o recorte territorial a ser trabalhado, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo (Mtur).

As ações pré-estabelecidas pelo MTur envolvem melhorias de infraestrutura, sinalização, promoção e atração de turistas para os diversos destinos turísticos do RJ. 

O anúncio foi feito pelo Ministério, responsável pela iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), que promoveu diversos encontros de sensibilização com representantes das cidades, ao longo do mês de maio, com objetivo de orientar as etapas cadastrais. 

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta a importância do mapa para a consolidação dos destinos turísticos do interior. 

– É fundamental que essas cidades estejam no Mapa do Turismo, pois significa que elas fizeram o dever de casa cumprindo as exigências do Ministério e hoje estão aptas a receber investimentos para promoção do turismo. Isso é importante não apenas para a atração de mais visitantes, mas também para o desenvolvimento dos municípios – explicou Tutuca.

Sobre o Mapa 2023

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em 2004 e, a partir de 2022, passou a ser interativo e dinâmico, com consulta disponível de forma on-line. Para fazer parte, é necessário atender a uma série de pré-requisitos e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. Os municípios podem entrar para o Mapa a qualquer tempo, desde que cumpram com todos esses critérios exigidos pelo MTur. Contudo, uma vez inseridos no Mapa, todos os municípios precisam atualizar, anualmente, as informações e documentos necessários em um sistema próprio (SISMAPA).

Mapa do Turismo Brasileiro: cidades já cadastradas: 

  1. METROPOLITANA– NITERÓI E RIO DE JANEIRO.
  2. COSTA DO SOL– ARARUAMA, ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, ARRAIAL DO CABO, CABO FRIO, CARAPEBUS, CASIMIRO DE ABREU, IGUABA GRANDE, MACAÉ, MARICÁ, QUISSAMÃ, RIO DAS OSTRAS e SAQUAREMA.
  3. COSTA VERDE– ANGRA DOS REIS e PARATY.
  4. 04.SERRA VERDE IMPERIAL– CACHOEIRAS DE MACACU, GUAPIMIRIM, NOVA FRIBURGO, PETRÓPOLIS e TERESÓPOLIS.
  5. AGULHAS NEGRAS– ITATIAIA e RESENDE.
  6. VALE DO CAFÉ– BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, MENDES, MIGUEL PEREIRA, PARACAMBI, PARAÍBA DO SUL, PATY DO ALFERES, PINHEIRAL, PIRAÍ, RIO CLARO, RIO DAS FLORES, VALENÇA, VASSOURAS e VOLTA REDONDA.
  7. CAMINHOS DA SERRA– BOM JARDIM, CARMO, DUAS BARRAS, CORDEIRO, MACUCO e TRAJANO DE MORAES.
  8. CAMINHOS DA MATA– RIO BONITO, SILVA JARDIM e TANGUÁ.
  9. CAMINHOS COLONIAIS– AREAL, COMENDADOR LEVY GASPARIAN, SAPUCAIA e TRÊS RIOS.
  10. BAIXADA VERDE– BELFORD ROXO, DUQUE DE CAXIAS, JAPERI, MAGÉ, MESQUITA, NILÓPOLIS, NOVA IGUAÇU, SEROPÉDICA e SÃO JOÃO DE MERITI.
  11. COSTA DOCE– CAMPOS DOS GOYTACAZES, CARDOSO MOREIRA, SÃO FIDÉLIS e SÃO JOÃO DA BARRA.
  12. ÁGUAS DO NOROESTE– APERIBÉ, BOM JESUS DO ITABAPOANA, CAMBUCI, ITALVA, ITAPERUNA, NATIVIDADE e VARRE-SAI.
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: