Jibóia e salva por moradores em Seropédica
4 de março de 2018

Preservação ambiental. Parece aula para alunos da educação básica ou a repetição de uma pauta que o leitor certamente vê, ao menos desde 2001, com bastante frequência em veículos da mídia.

Foi o ano em que o Brasil sediou um evento mundial de debates sobre preservação de florestas, rios, matas, animais Etc. O meio ambiente é tema antigo, atual e futuro, presente na vida de todos e que deveria fazer mais parte do cotidiano, inclusive de empresários e de autoridades.

Neste último sábado uma Cobra Jiboia foi salva por moradores no Bairro São Miguel, que estava fugindo do desmatamento que vem crescendo assustadoramente. As queimadas frequentes e o desmatamento fazem esses animais migrarem para as cidades para se alimentar, atrás de roedores ou outros animais de pequeno porte. O animal foi capturado por moradores, colocado em um tonel de plástico, aguardando os Bombeiros de Seropédica, que levaram a cobra para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Garantir a sobrevivência de espécies da fauna e flora, assim como de todas as riquezas naturais não pode ser desassociada da necessidade de garantia da sobrevivência do próprio homem. Sem ela, a raça humana estará mais ameaçada de extinção que outros seres vivos. O Seropédica Online parabeniza a ação dos moradores do Bairro São Miguel.

É isso o que professores ensinam nas escolas para crianças. É isso que se ouve nas faculdades. E é isso o que se repete com enorme frequência. Então, como explicar o desmatamento que não cessa? A degradação ambiental presente em todas as áreas de florestas, rios e praias?

O Município de Seropédica tem dezenas de oportunidades de investimento que poderão ser feitos por empresários na área de turismo. Locais que precisam da proteção humana para continuarem existindo, como as lagoas, o Rio Guandu que abastece o Rio de Janeiro, entre outros lugares.

A correção de falhas em lixões, como o transporte de lixo vindo de outros municípios, onde os caminhões vêm despejando chorume, e, o lixo voando por cima das caçambas, como foi flagrado pela Secretaria de Ambiente e Agronegócios de Seropédica. E isso não foi a primeira vez, as empresas envolvidas são multadas, mas continuam praticando crimes ambientais, isso tem que acabar. Precisamos do apoio de Deputados que são voltados ao meio ambiente na criação de leis para proteção ambiental.

A falta de investimento do Governo do Estado em tratamentos de esgoto, para pôr fim no despejo irregular de esgoto em rios e córregos, o combate à poluição do ar e outras medidas que ajudam a proteger a natureza são necessárias, não só em Seropédica, mas em todas as cidades no entorno. Mas, como algumas dependem de recursos, de ações empresariais, e apoio do Governo Federal significa que as riquezas naturais estão sob ameaça.