Instituto aponta vantagem de Bolsonaro com 51,2% dos votos válidos no 2º turno
16 de outubro de 2022

A pesquisa foi feita por um dos 4 institutos que previu o resultado do primeiro turno dentro da margem de erro. O Veritá foi também o único a acertar os números da eleição paulista pro governo estadual.

Instituto Veritá divulgou, neste domingo, (16/10), os números da sua pesquisa em que mede as intenções de voto para a Presidência da República no segundo turno. A vantagem é de Jair Bolsonaro, se a eleição fosse hoje.

O Veritá é um dos quatro institutos que conseguiram prever os resultados do primeiro turno dentro da margem de erro, e o único que acertou os resultados para o governo paulista, com liderança para Tarcísio de Freitas (Rep). Segundo o levantamento, o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos, enquanto o petista, e ex-presidente, Lula atinge 48,8% das intenções. A vantagem supera, por muito pouco, a margem de erro.

Especialistas em eleições vêm avisando que a rejeição de Lula tem crescido, como efeito da maciça propaganda eleitoral que bate nos escândalos de corrupção das gestões petistas, e em questões de costumes e segurança pública. Bolsonaro tem apanhado em proporção até maior, mas em geral os ataques são pessoais e não parecem ter servido ainda para aumentar a rejeição do candidato, que tem crescido nas pesquisas.

Na recente pesquisa do Gerp – instituto carioca que não fez pesquisa para o resultado do primeiro turno logo antes das eleições – Bolsonaro e Lula estavam empatados tecnicamente no dia 12 de outubro, conforme tratamos aqui.

INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEO

 

Bolsonaro – 47,3%

Lula – 44,9%

Indecisos – 6,5%

Brancos/Nulos – 1,4%

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA

Bolsonaro – 48,7% | 51,2%*

Lula – 46,4% | 48,8%*

Brancos/Nulos – 2,6%

Não sabem ou não responderam- 2,3%

*Votos Válidos

Apenas 4 institutos chegaram pertinho de acertar os números nacionais no dia 3; além do Veritá, Atlas, MDA e Paraná Pesquisas, seguidos de perto por Big Data e Poder Data. Os ’queridinhos’ Datafolha e Ipec comeram poeira, e amargaram colocações de lanterninha, apesar de seguirem sendo divulgados por alguns jornais e televisões como se suas medições gozassem de grande prestígio no momento. No Rio, o Prefab Future, utilizado pelo DIÁRIO, foi o único a cravar os resultados da reeleição de Cláudio Castro (PL) no primeiro turno com 58%.

A pesquisa do Instituto Veritá foi realizada de 11 a 15/10/2022 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 5.528 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE: BR-04850/2022.

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: