Inscrições abertas para Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2018
23 de fevereiro de 2018

Iniciativa reconhece práticas de negócios sustentáveis adotadas por empresas no estado do Rio

Baixada Fluminense, 23 de fevereiro de 2018

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental, que reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro podem se inscrever em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Gases de Efeito Estuda (GEEs) e Eficiência Energética; e Relação com Públicos de Interesse.

A iniciativa destaca o empenho do setor empresarial no aprimoramento de processos produtivos, na implantação de ações socioambientais e em medidas que vão além das obrigações legais. Exemplos disso são projetos de produção de água de reuso, ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, logística reversa, programas de educação ambiental, entre outros. Nas edições anteriores, a iniciativa premiou 32 empresas.

As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mailpremioambiental@firjan.com.br.

Braskem Duque de Caxias

Na edição de 2016, a Braskem, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi destaque na categoria Gestão de GEE e Eficiência Energética e recebeu menção honrosa no Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental. A petroquímica foi reconhecida por um projeto de redução das emissões de COprovenientes da queima de propeno em flare e, consequentemente, a redução do impacto ambiental gerado por estas emissões. Com isso, as unidades da empresa no Rio de Janeiro reduziram, entre outros gases, em 47% a intensidade de suas emissões de CO2 e 44% da perda de propeno.

Rone Amaral, químico de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Braskem, explicou que “a empresa é comprometida em atuar de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável,sempre em busca de soluções para melhorar seus processos operacionais. A Braskem busca otimizar o consumo de energia em suas atividades e reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Além disso, a petroquímica está envolvida em toda a cadeia, como os plásticos pós-consumo em diversos investimentos e em diferentes locais do Brasil, e em projetos de reciclagem de plásticos, com geração de renda para trabalhadores da reciclagem e aumento do volume de plásticos reciclados”, disse.