II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Seropédica
16 de julho de 2019

A II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Seropédica, ocorreu dia 16 de julho, de 7h30 até às 16h, no auditório do CAIC/Seropédica-RJ. O evento com o tema “Alimentação adequada e saudável: Direito de todos”, contou com a participação dos representantes das instituições dos poderes público e civil do município de Seropédica para fortalecer e preservar espaços de diálogos no combate à fome e na conscientização da alimentação.

A Conferência de SAN ocorre a cada 4 anos no município, organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Seropédica, com o intuito de unir os representantes do poder civil e a população com os representantes do poder executivo, de forma a debater e possibilitar a instalação de políticas públicas ao município para enfrentar os desafios com relação a Segurança Alimentar e Nutricional. Tendo em vista a Lei nº 11346/2006 a qual o artigo 2º define a atribuição da responsabilidade do poder público na garantia destas políticas públicas.

A cerimônia de abertura abrangeu representantes de diferentes órgãos do município e ressaltou a representação do Sr Eraldo Monteiro, atual presidente do CONSEA de Seropédica. Também ocorreram as palestras com os de temas “Participação da sociedade civil na construção da democracia e do SISAN”, “Fortalecimento do SISAN e plano de Segurança Alimentar e Nutricional”, e a mesa temática ”Situações recorrentes da violação do Direito humano à Alimentação Adequada”, nos quais estiveram presentes os representantes do CONSEA-Rio, Embrapa e UFRRJ participando.

Após instituída sua extinção, o Consea Nacional retorna, vinculado ao Ministério da Cidadania, sinalizando que a população vem tomando o seu papel em não permitir retrocessos. O Consea de Seropédica disponibiliza o e-mail conseaseropedica@gmail.com para esclarecer dúvidas e facilitar a comunicação com a população do município, além disto, convida toda a comunidade para participar das reuniões e contribuir como protagonista desta articulação.