Igreja Connectus de Seropédica realiza campanha de conscientização e Prevenção ao Suicídio
7 de setembro de 2021

Um Sete de setembro mais amarelo.

Seropédica amanheceu mais amarela, e não por conta da independência, mas para promoção de saúde e bem-estar através de uma campanha de conscientização para prevenção ao suicídio mobilizada pela Igreja Connectus.

“O suicídio é um fenômeno multifatorial e muito complexo, mas decidimos expressar nosso apoio à campanha do setembro amarelo, mês escolhido pela OMS para prevenção mundial ao suicídio, devido ao número crescente de casos, sobretudo, durante a pandemia. Nosso desejo foi conscientizar o nosso município que falar sempre é a melhor solução, conforme slogan escolhido nesse ano pelo CVV, e que “agir salva vidas”, tema oficial da campanha para o ano de 2021.

Como Igreja precisamos manifestar o amor que pregamos e a vida abundante que confessamos em Cristo através de atitudes sociais como esta, conectados ativamente com o social e não presos em quatro paredes, pois a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida, nós não podemos ficar de braços cruzados porque realmente cremos que agir hoje pode salvar muitas vidas hoje e amanhã”

Apóstolo Ítalo Capistrano – Fundador da Igreja Connectus

E assim, com muito entusiasmo, a Pastora Ana Beatriz, líder dos jovens da Connectus, com os jovens e com o apoio de todas as equipes ministeriais passaram a madrugada de 7 de setembro enfeitando a cidade e, através de distribuição de panfletos explicativos sobre essa temática complexa, conscientizaram e mobilizaram jovens e adultos para essa campanha especial de promoção de saúde.

“Essa foi uma madrugada muito diferente e muito especial para todos nós jovens do Be Brave, e equipes que nos apoiaram. Sou muito grata pela ajuda de cada um e pelo apoio e confiança dos nossos apóstolos, pois esse tema é sobretudo, importante para a juventude, pois segundo levantamento da OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Eu fiquei muito impactada quando soube deste dado e então, todos toparam fazer essa ação incrível nesse sete de setembro. Estamos muito felizes por todo apoio”. Pra Ana Beatriz Capistrano

A prevenção é muito importante, portanto separamos algumas dicas de como ajudar uma pessoa que está sofrendo com a ideação suicida, você pode ajudar!  Preste atenção nessas informações importantes:

1 –  9 em cada 10 suicídios poderiam ser prevenidos com escuta e acolhimento adequado. Então, ofertando amor e uma escuta acolhedora sem julgamentos você pode ajudar muito.

2 – Acredite que pessoas que pensam em cometer suicídio não querem chamar atenção, seus comportamentos e falas contra a própria vida são um simples pedido de ajuda, assim, valorize esses sinais de pedido de socorro.

3 – Quando ofertar escuta, esteja de fato atento e concentrado plenamente no que o outro vai dizer, não desvie sua atenção para que esta pessoa se sinta realmente importante. Então apenas acolha o desabafo sem julgamentos ou críticas, seja bem empático.

4 – Não dê conselhos, não tente achar argumentos e justificativas para a dor do outro, não “espiritualize” a dor do outro, nesse momento ao invés de ajudar mais atrapalha.

5 – Mostre sempre que a pessoa não está sozinha e que você está disponível para conversar e ouvir sempre que ela precisar.

6 – Finalmente apoie essa pessoa, até que esta procure um bom profissional, se for necessário acompanhe até o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) mais próximo. E ainda, compartilhe o telefone do CVV (188) e encoraje essa pessoa a ligar em caso de necessidade.

Confira alguns momentos registrados pela equipe de comunicação da Connectus

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: