Deixar comida na pia e azulejo solto contribuem para crescimento de colônia de formigas em casa, segundo o biólogo Paulo Oliveira, da Unicamp

Quando elas surgem, é difícil se livrar. Podem ser vários tipos, das mais pequenas, até as maiores, aparecem aos poucos, mais logo tomam conta da cozinha. São as formigas domésticas, que quando menos se espera, começam um formigueiro na parede de casa.

O biólogo Paulo Oliveira, do Instituto de Biologia da Unicamp, explica que as formigas, e outros insetos, conseguiram se adaptar ao ambiente urbano. “Nas residências há muitos buraquinhos, frestas na parede, entre os ladrilhos, no batente da porta, alguns dos nossos aparelhos domésticos são quentinhos. Então, sem querer, nós criamos ambientes propícios para que os insetos vivam perto de nós, em especial na nossa casa”

8 TRUQUES CASEIROS PARA ACABAR COM AS FORMIGAS

1. Cravo e canela
Para espantar as formigas de qualquer cômodo da casa, encha com cravos um pequeno pote sem tampa, ou saquinho de tule, e coloque em algum cantinho do ambiente. Segundo Ana Eugênia Campos, pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo, os óleos essenciais encontrados no cravo-da-índia espantam as formigas sem matá-las. O procedimento também pode ser feito com canela. Só não se esqueça de trocar o conteúdo a cada duas semanas, para manter o cheiro e eficiência.

2. Cascas de limão e laranja
Seu açucareiro está sempre tomado de formigas? A dica é colocar um pedaço da casca de um limão dentro dele. O mesmo pode ser feito com o cravo-da-índia ou casca de laranja.

3. Detergente
Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas. É um método barato e que não contamina o ambiente”, explica Ana Eugênia.

4.Para evitar que as formigas apareçam, borrife vinagre branco no piso da cozinha após a limpeza do ambiente. Vale ressaltar que a higienização correta da casa é uma das principais profilaxias para acabar com o inseto.

5. Suco de limão
Espalhe suco de limão nas bordas das janelas e portas que ficam expostas ao ar livre. O cheiro forte da fruta cítrica vai incomodar muitas delas.

6. Pimenta e borra de café
Depois de aplicar a mistura de detergente e água nas frestas, cantos e rachaduras, cubra os buracos com pimenta-caiena. Mas se o local for frequentado por crianças ou animais de estimação, prefira a borra de café. Dessa forma, não há o risco de tentarem lamber ou cheirar a pimenta.

7. Vaselina
Nas bordas dos recipientes que ficam fora da geladeira, como as fruteiras, e nos potes de água e comida do seu animal de estimação, aplique uma pequena quantidade de vaselina.

8. Óleo de hortelã-pimenta
Sabe aquele caminho que a formiga faz ao redor da sua pia? Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em volta dela e deixe secar. Faça o mesmo nos contornos internos de janelas e portas. O cheirinho da casa fica uma delícia!

Atenção: o mais importante é sempre manter a casa limpa. Por isso, não deixe restos de alimento ou louças sujas na pia; mantenha as latas de lixo sempre tampadas e evite comer na sala ou no quarto.

Se nada resolver, vale procurar uma dedetizadora. Mas tenha cuidado: verifique se a empresa escolhida tem a licença de funcionamento cadastrada no site da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), para que a quantidade de pesticida usada em sua casa não seja prejudicial à sua saúde.