Firjan entrega “Medalha do Construtor de Desenvolvimento Regional” à empresa ICN, de Itaguaí
25 de outubro de 2018

A edição 2018 da tradicional “Medalha do Construtor de Desenvolvimento Regional” foi entregue pelo vice-presidente da Firjan Nova Iguaçu e região, Marcelo Kaiuca, à Daniel Fernandes Mendonça, assessor de Relações Institucionais da Itaguaí Construções Navais S/A (ICN), localizada em Itaguaí. Desde o ano 2000, a Representação Regional homenageia personalidades que se destacaram em suas atividades ou de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento político, social ou econômico do Estado do Rio de Janeiro. A entrega da honraria aconteceu nesta quinta-feira (25.10), na reunião do Conselho Empresarial, que tambémcelebrou os 37 anos da Firjan Nova Iguaçu.

“Durante todos esses anos, a Firjan persiste em debater e em apresentar soluções para temas de grande relevância para as empresas e para a população da região, como o uso eficiente da água e da energia, inovação, diagnóstico do comércio exterior e panorama econômico atual do estado, além de outros estudos. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro ajuda a gerar negócios e a alavancar a competividade do estado. Através do Conselho Empresarial da Firjan, continuaremos pensando em saídas estratégicas que contribuam para a retomada do desenvolvimento do setor industrial e, consequentemente, para o crescimento econômico da região, e lutando pela segurança, diminuição da carga tributária, infraestrutura, educação, saúde e respeito pelos empresários que ajudam a gerar emprego e renda”, destacou Kaiuca.

Criada em 2009, a partir do acordo governamental entre o Brasil e a França, a ICN é a empresa responsável por receber e reter a tecnologia francesa assegurando que o país seja autônomo na construção de seus próprios projetos de submarinos e outros sistemas navais semelhantes.

“Desde a sua criação, a ICN contribui fortemente para a economia do país, gerando mais de 7 mil empregos diretos e indiretos. Fabricar e entregar à Marinha do Brasil quatro submarinos diesel-elétricos e um submarino nuclear, assim como receber e manter o estaleiro em plenas condições de operação, é o negócio da ICN. Estamos muito honrados em sermos reconhecidos pela Firjan, a qual acreditamos ter um papel de fundamental de apoio neste momento economicamente inseguro que estamos enfrentando, porque ela ajuda a impulsionar o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Mendonça.

A empresa é encarregada pela fabricação do primeiro submarino com propulsão nuclear da história do Brasil e dos quatro submarinos convencionais mais modernos do mundo, que estão sendo construídos simultaneamente no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Além disso, a ICN atua com foco no desenvolvimento sustentável, promovendo ações e programas voltados para a comunidade local e os municípios do entorno. Um exemplo disso é a Feira ICN, uma oportunidade, realizada toda quinta-feira, para que a população possa comprar, no ambiente da empresa, produtos variados e fresquinhos, como: frutas, legumes, verduras, queijos, entre outros. O sucesso da feira é tanto que tornou-se referência para outras empresas, e a ideia foi replicada, o que movimenta ainda mais a economia local e promove a geração de renda.

Outra proposta é o Programa de Encadeamento Produtivo, também conhecido como Programa ELO, uma parceria da ICN com a Firjan, o Sebrae e outras instituições do município, que visa capacitar microempresas e empresas de pequeno porte, de modo que possam aprimorar a qualidade de atendimento, ampliar seus negócios e melhorar o potencial competitivo.

A reunião contou ainda com a palestra “As Empresas e o Brasil Após a Nova Lei Trabalhista e Seus Impactos”, do consultor jurídico da Firjan Victor Farjalla.