ESF do Oza em Seropédica promove ações no Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
26 de abril de 2022

Nesta terça-feira (26), a Estratégia Saúde da Família (ESF), Maria de Lourdes Soares de Sousa, da comunidade do Oza, localizada na Rua Pedro Paulo Campos nº 32, no Bairro Jardins em Seropédica, realizou ações voltadas ao Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

O público alvo desta ação foi os idosos, do Núcleo da Melhor Idade do Bairro Parque Jacimar. A abertura do evento foi realizada pela Diretora da Atenção Básica, Dra. Alessandra Vasconcelos Netto, que agradeceu o apoio dos funcionários do ESF e dos Palestrantes. Por fim a Dra. Alessandra destacou que a vinda da Terceira idade só foi possível, porque o Ônibus que atende os Núcleos foi totalmente reformado, pela Secretaria de Assistência Social. “O ônibus que atende os idosos foi reformado facilitando os deslocamentos e reforçando o cuidado que o Governo Professor Lucas tem com os munícipes”.

Durante o evento o Professor e Biólogo, Adalberto Pacheco, que faz parte da Coordenação do “DANT” (Doenças e Agravos não Transmissíveis), da Secretaria de Saúde, realizou Palestra sobre Diabetes e Hipertensão, onde falou sobre a importância do tratamento e do cuidado. “Muitas pessoas param de tomar os medicamentos de pressão depois que não sentem mais a doença. E com isso acabam sofrendo um AVC ou ataque cardíaco e morrem. A medicação e para vida inteira, ele deve ser continuada”. Enfatiza Adalberto.

Logo a seguir foi a vez do Palestrante, Marcelo Nápole, que é Enfermeiro e faz parte da Coordenação do Programa Hiperdia que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município, a fim de que através do cuidado especial conseguir fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Marcelo enfatizou os cuidados com a hipertensão; “Com a prática de atividades físicas regulares, com orientação médica, hidratação do organismo, por meio de água e sucos naturais, a alimentação saudável com pratos leves e evitando o excesso de sal, o controle do estresse, a manutenção do peso ideal, e principalmente o controle da diabetes”.

A Vice-prefeita e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, agradeceu a presença de todos, e falou sobre os cuidados que os idosos devem ter com a hipertensão; “Com o avanço da idade é comum que a pressão arterial aumente e, por esse motivo, sua maior prevalência ocorre na terceira idade, atingindo boa parte dos idosos com 65 anos ou mais. A hipertensão arterial deve ser tratada e controlada, pois ela representa um grande fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto”. Esclarece Vandrea.

A palestrante Marcia Cristina Targueta, Nutricionista e Diretora de Áreas Programáticas do Município destacou que alimentação saudável é aliada no combate à hipertensão e ao diabetes. “Uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais, favorece a saúde e protege contra as doenças infecciosas. Alimentação rica em nutrientes que podem melhorar a função imunológica, a alimentação saudável contribui também para a proteção contra males crônicos não transmissíveis, como diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, alguns tipos de cânceres e hipertensão arterial, que estão entre as principais causas de morbidade, incapacidade e morte. Por fim destacou uma alimentação rica em fibras ajuda a retirar o acumulo de gordura no sangue, como aveia, alface, couve, brócolis etc”.

No final do evento houve sorteios de brindes para os idosos, e aula de exercícios físicos para idosos realizados pela Educadora Física Professora Deise.

O ESF Maria de Lourdes Soares de Sousa, da comunidade do Oza, é Coordenado pela Enfermeira Rosângela Meireles, que não mediu esforços com sua equipe para ajudar na realização do evento.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: