Dia de São Francisco de Assis: Fiéis levam Seus Pets para Bênçãos e Celebrações no Rio de Janeiro
4 de outubro de 2025

Igrejas e paróquias da Zona Norte e Zona Sul recebem tutores e seus cães e gatos em missas emocionantes em homenagem ao padroeiro dos animais

São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais (Érica Martin / Agência O Dia)

São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais (Érica Martin / Agência O Dia)

O Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, celebrado neste sábado (4), mobilizou fiéis e seus bichos de estimação em diversas paróquias do Rio de Janeiro. Em busca de fé e proteção, donos de pets compareceram às cerimônias para receber a tradicional bênção em homenagem ao santo.

Adapt Link Internet - Black Friday

Na igreja dedicada ao santo, localizada no Rio Comprido, Zona Norte da cidade, dezenas de cães e gatos acompanhados de seus tutores participaram da celebração. A advogada Fátima Alves, 48 anos, moradora do Flamengo, foi uma das fiéis presentes com suas três cadelas: Gaya, Pink e Kali. Ela expressou a alegria de participar do evento todos os anos.

“A gente vai todo ano receber a bênção do padre. É muito bacana chegar lá e ver um monte de bichinho recebendo bênção, porque a gente tem fé que São Francisco de Assis realmente é o protetor dos nossos bichinhos“, disse Fátima Alves.

A tutora ressaltou que a importância da data reside no reforço da fé e na gratidão pela companhia e alegria que os animais trazem. “Os bichinhos fazem muita coisa de bom para a gente, nos trazem muita alegria. Ajudam as pessoas a saírem da depressão, então a gente sempre pede proteção a eles, que São Francisco sempre olhe por eles, porque o que for bom para o nosso bichinho é bom para a gente também”, afirmou.

Outra participante foi a professora Cristiane Freitas, 56, do Maracanã, que levou sua cachorra, Antonieta. Ela destacou o clima agradável do encontro. “O evento, graças a Deus, está como todo ano. Agradável, o pessoal bem receptivo, os cachorrinhos assistindo à missa. A gente vem agradecer à saúde dos cachorros, prestigiar o santo, que é o protetor dos animais, e pedir a bênção para todo mundo.”

Celebrações e Interdições na Cidade

A cerimônia na igreja dedicada ao santo, em Rio Comprido, Zona Norte, contou a presença de dezenas de pets acompanhados dos seus donos.

A cerimônia na igreja dedicada ao santo, em Rio Comprido, Zona Norte, contou a presença de dezenas de pets acompanhados dos seus donos.

Além da igreja no Rio Comprido, outras celebrações foram realizadas na capital. A Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, promoveu a bênção aos pets em uma cerimônia realizada na Praça Nossa Senhora da Paz.

No Grajaú, a Festa de Solidariedade, na Zona Norte, também integrou o padroeiro em sua programação de fim de semana. A bênção dos animais ocorreu das 15h às 16h no sábado (4), seguida por Santa Missa e show musical. Devido à festa, algumas ruas da região foram interditadas desde o meio-dia de sábado e a liberação está prevista para 22h deste domingo (5). As vias afetadas são: o entorno da Praça Edmundo Rego, a Avenida Engenheiro Richard (entre a Rua Mearim e a Rua Canavieiras) e a Avenida Júlio Furtado (entre a Rua Araxá e a Rua Itabaiana).

A História de São Francisco de Assis

Nascido na cidade de Assis, Itália, entre 1181 e 1182, Francisco de Assis é venerado por sua profunda admiração pela natureza e pelos animais. Criado em uma família abastada, ele renunciou à sua herança para dedicar sua vida à pobreza e a Deus, fundando a Ordem dos Frades Menores (OFM). Foi canonizado em 16 de julho de 1228, apenas dois anos após sua morte, pelo Papa Gregório IX.

Informações via Jornal O Dia

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: