Dez Mulheres recebem Homenagem no Dia Internacional da Mulher pela Prefeitura de Seropédica
8 de março de 2022

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos, realizou nesta terça-feira (08), Homenagem a todas mulheres Seropedicenses em especial a dez mulheres que se destacaram de várias formas no desenvolvimento do município. 

 O evento foi coordenado pelas Mestres de Cerimônia, a professora Naiza Meirelles e a fotografa da Secretaria de comunicação e Eventos Mira Monteiro.

Logo no início foi realizado a montagem da mesa onde participaram, O Prefeito Professor Lucas, a Primeira-dama, professora Isabel Ribeiro, o Secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Rafael, o Vereador Max Goulart, o Superintendente da Baixada Fluminense da Secretaria de Governo do Estado RJ, Caio Ferreira Pereira, a Secretaria de Turismo e Cultura, Mônica Figueiredo e a Secretária de Administração, Claudia Cristina da Costa Ferreira.

Durante a Cerimônia houve pronunciamento dos membros da mesa parabenizando todas as mulheres Seropedicenses pela passagem de seu dia. O Prefeito Professor Lucas destacou a fala de sua esposa Isabel Ribeiro, do grande pensador Heródoto “Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”, e nestas palavras ele destacou as três mulheres que o criaram, a mãe Vânia Ramos Dutra, a avó, Irene Ramos, e a tia, Irlene Dutra. “Elas sabem tudo que passei na minha infância, se não fosse por elas, hoje eu não estaria aqui, todo meu caráter tudo que sou hoje devo a estas três mulheres”. Destaca o Prefeito Professor Lucas. 

O evento contou com atrações musicais femininas das cantoras Mere Farias, Regina Batel e Simone Humaitan, e também com a palestra, ‘Como nossas Mães: as mulheres que vieram antes de nós e as mudanças sociais’, ministrada pela Psicóloga graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Gabriela Machado.

Logo a seguir iniciaram as homenagens a dez mulheres que fizeram e fazem a diferença em nosso município.

“Com Delicadeza elas se superaram, com empoderamento elas conquistaram direitos e respeito em nossa sociedade”

Primeira Homenageada – Solange Elias de Morais

Nascida em Itaboraí, iniciou sua vida profissional como professora do primário, cursou psicologia, foi secretária de educação em Itaboraí por 2 mandatos. Em 1983 casou com Paulo Mauricio, e em 1989 idealizou e fundou a Seropec Shopping Rural.

É empresária e administradora da Seropec a mais de 32 anos, e emprega mais de 200 moradores da nossa cidade. Sua missão é sempre proporcionar o melhor para a sua equipe e seus clientes, seguindo uma relação de respeito e admiração. Hoje é mãe de 3 filhos, tem 2 netos, e continua exercendo suas atividades junto com a família na Seropec Shopping Rural.

Segunda homenageada – Leila Gonçalves de Figueiredo Silva

Nascida em 1970, de Realengo, reside em Seropédica desde o ano 2000.

Já trabalhou como babá, caixa de supermercado, vendedora de loja, recepcionista de funerária, e fornecedora de doces e sorvetes. Sua primeira loja foi um aviário, já teve um trailer de lanches e uma pensão de comida caseira, mas a sua paixão sempre foi a confeitaria.  Voltou a estudar em 2014, e agora o seu desafio é concluir a graduação em nutrição!

Leila é mãe, esposa, empreendedora nata, e proprietária da loja ChocoArts, que já possui mais de 10 anos no mercado, e agora em expansão com uma fábrica e uma filial em Paracambi. Ela acreditou no sonho de ter o seu próprio negócio e vem colaborando para o crescimento do comércio na cidade através da geração de empregos, principalmente para as mulheres! A sua história é de superação, e vitórias ao longo dos anos!

Terceira Homenageada – Joana Sirlei Oliveira

Joana fundou o Projeto Social Unidos pelo Reino em 2017, o projeto oferece cursos de inglês, aulas de reforço, aulas de música, alfabetização de adultos, aulas de xadrez, oficinas de beleza, cortes de cabelo e costura para as mães, e além dessas atividades, também serve refeições para as crianças carentes que participam do projeto.

Durante a pandemia mesmo com as aulas suspensas, o projeto não fechou as portas, e superou dificuldades como a falta de voluntários, Joana decidiu não desistir, e continuou servindo almoço para as crianças. Sua missão é ajudar o próximo, e sempre ser um elo na corrente do bem em nossa cidade!

Quarta Homenageada – Maria Lúcia Gomes Santos

Nascida em 1954, de Minas Gerais, chegou em Seropédica ainda bebê, com apenas 06 meses de vida. Mais conhecida como Lúcia Mégga, é uma ativista nata e engajada nas causas sociais da nossa cidade.

Teve participação efetiva na emancipação da cidade, em 1995 fez parte da fundação da Associação Comercial de Seropédica, nos movimentos sociais é engajada no Movimento Agentes de Pastoral Negros e nas caminhadas e marchas contra a intolerância religiosa e no levante de mulheres negras por todo o Brasil.

É membro de conselhos municipais e estaduais, como: Conselho da Mulher, Conselho De Igualdade Racial, Conselho Da Cidade, Conselho Da Assistência Social, e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA.

Seu maior trabalho social é o Instituto de Cultura e Religiões Afro Brasileiras de Seropédica- ICRAB. Onde faz distribuição de cestas básicas, roupas, calçados, e oferece cursos técnicos, reforço escolar para crianças, registro de terreiros, aula de corte e costura, artesanato, e danças afro entre outros. Todo o projeto recebe doações, e todos os colaboradores são voluntários. Lúcia Mégga é a representação da mulher guerreira que nunca para de lutar por seus ideais!

Quinta Homenageada – Darci da Penha Pereira

Nascida em Seropédica, sua vocação sempre foi educar. Aos 13 anos foi educadora popular e coordenadora do Projeto Escola de Paz, onde abria a escola aos finais de semana para alunos em situação de vulnerabilidade.

Foi diretora do Colégio Estadual Presidente Dutra, e na mesma época foi convidada para fazer parte do CEDIM- Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, como estava na direção da escola não aceitou o convite, mas junto com outras mulheres do município criou o CDMS- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Seropédica.  Através do conselho foi solicitado junto a Alerj a aprovação do projeto para uma viatura que atendesse as mulheres, e por solicitação desse projeto de lei foi criado o NIAM.

A pedido do CEDIM, ajudou a criar o Conselho da Mulher de Itaguaí, e o Centro de Referência e Atendimento ás Mulheres de Paracambi. Determinada e guerreira, sempre soube que queria trabalhar com mulheres. Darci é casada, tem duas filhas, e atualmente segue lutando pelos direitos das mulheres como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Seropédica.

Sexta Homenageada – Íris Silveira Gomes

Íris tem 30 anos, se formou na academia militar Dom João VI, é 1° Tenente da Policia Militar. Atuou como relações públicas da Comunicação Social da Polícia Militar, já foi Subcomandante da UPP de São João e Subcomandante da UPP de Prazeres.

É mãe da Maria Flor e atualmente Coordenadora da base Segurança Presente de Seropédica.

Sétima Homenageada – Rita de Cássia Gomes

Nascida em 02 de novembro de 1951 no município de Seropédica.

Na infância a brincadeira de menina deu lugar à sua primeira profissão, costureira por vocação, confeccionou muitas roupas para diversas mulheres da nossa sociedade. Foi radialista na rádio Nova Esperança. Nesse período manteve uma excelente audiência no programa evangélico Luz da Manhã.

Rita de Cássia tem como exemplo de luta e inspiração a sua mãe Maria da Penha Gomes de 93 anos. É mãe da Vanessa e da Isabel, é avó de 4 netos e 3 bisnetos, que são sua maior alegria. Sua trajetória é de luta, superação e vitórias para sempre glorificar a DEUS, sempre vivendo em total dependência do Senhor. Rita é um exemplo de mulher guerreira, que sempre lutou por sua família, sonhos e ideais!

Oitava Homenageada – Vânia Ramos Dutra

Nascida no município de Seropédica em 30 de outubro de 1962.

É mãe, avó, professora, e casada com Roberto Motta de Aguiar. Estudou no Colégio Presidente Dutra e no Colégio Fernando Costa. Já trabalhou como recepcionista de consultório médico e atendente de lanchonete. Um fator marcante em sua vida foi ter retornado aos estudos ao lado de seu filho Lucas Dutra.

Concluiu sua faculdade em letras (língua portuguesa /espanhol) e ele o curso de geografia. Trabalhou na Escola Municipal de Santa Sofia, fez parte do corpo docente no Ciep 354 Martins Pena, e já foi professora e agente de leitura em várias escolas.

Seu maior orgulho é ter transferido para seu filho Lucas Dutra, os seus valores de educação moral que recebeu de seus pais, e poder acompanhar sua ascensão política, sendo nosso prefeito eleito em 2020. Educadora nata, e apaixonada pela sua profissão tem como missão ensinar que o conhecimento é capaz de inspirar mudanças na nossa sociedade!

Nona Homenageada – Jeany Alves de Oliveira

Nascida em Seropédica, graduada em Administração e Gestão em Saúde Pública.

É formada na Fundação Oswaldo Cruz, é servidora pública há mais de 20 anos em Seropédica, com uma ampla trajetória em cargos de coordenação, direção, chefia de gabinete e subsecretária na área de saúde. Trabalha com o objetivo de promover a saúde e o desenvolvimento social no nosso município. Atualmente atua como Subsecretária de Serviços de Saúde na nossa cidade!

Décima Homenageada – Dra. Maria Salomé Alencar

Pediatra há mais de 42 anos se destacou na pediatria de Seropédica e municípios vizinhos. Sua forma humanizada de atendimento e carinho com a comunidade se fez presente em muitas famílias e garantiu a saúde de muitas crianças.

Foi autora de dezenas de projetos voltados para área da saúde e pediatria, porém o único governo que deu continuidade ao seu profissionalismo de excelência foi a do governo do Professor Lucas. A trajetória profissional e também de vida, sempre andaram juntas, e muitas vezes deixando suas próprias necessidades de lado e colocando seus pacientes em primeiro lugar.

Hoje aos seus 72 anos continua exercendo o seu papel de médica pediatra e de mulher atuante na política pública. Dra. Salomé, um exemplo de profissional, cidadã, e mulher que sempre lutou e conquistou seus objetivos!

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: