CTEG debate andamento de projetos do Comitê Guandu-RJ em Seropédica
13 de abril de 2017

Membros da Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG) se reuniram em 6 de abril para sua segunda reunião. No encontro, realizado na sala de reuniões do Comitê Guandu-RJ, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), membros do colegiado debateram sobre a atualização dos projetos sob gestão do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A atualização foi um dos encaminhamentos solicitados na primeira reunião do grupo, no mês de março. Dias após à solicitação, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) – Secretaria Executiva do Comitê – enviou uma Carta ao INEA solicitando informações detalhadas e atualizadas dos projetos: “Desenvolvimento Sustentável da Microbacia do Rio São Pedro”, “Programa Agenda Água na Escola”, “Projetos Básicos de Sistemas de Esgotamentos Sanitários da Região Hidrográfica Guandu”, “Projeto Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto dos Aglomerados Populacionais da Bacia do Rio Santana” e “Projeto Sistema de Esgotamento Sanitário com Rede Coletora e Estação de Tratamento de Esgoto Tipo Lodo Ativado por Aeração Prolongada – ETE Pedreira”.

Também foram solicitados das seguintes iniciativas: “Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário com Rede Coletora e Estação de Tratamento Tipo UASB mais Biofiltro Aerado Submerso consistindo de Reator Anaeróbio de Manta de Lodo, Biofiltro Aerado e Leito de Secagem”, “Reforma de ETEs de Paracambi” e “Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e Elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Em resposta, o órgão estadual apresentou uma planilha com as informações. A coordenadora da CTEG, Franziska Huber (Faeterj-Paracambi), no entanto, solicitou o envio de uma nova Carta, com um esclarecimento detalhado de cada ponto dos projetos. “As ações são de suma importância. Portanto, é preciso que saibamos a real situação de todas as iniciativas”, disse a coordenadora do grupo.  

Para a próxima reunião, ficou definido que será criada uma tabela com as ações do PAP distribuídas por câmara técnica, segundo suas competências, para o planejamento das discussões.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG) acontece no dia 4 de maio, às 9h30, na sala de reuniões do Comitê Guandu-RJ.