Criação do ex-Território Federal do Amapá: há 79 anos área foi desmembrada do Pará
18 de setembro de 2022

Desmembrado do Pará em 1943, a área hoje ocupada pelo Estado do Amapá foi Território Federal até 1988. Ex-Território do qual a fundação completou 79 anos em 13 de setembro de 2022. A celebração foi compartilhada com o aniversário de outro importante marco da história e desenvolvimento do estado: o Mercado Central de Macapá, 10 anos mais novo.

O Território foi criado por Getúlio Vargas, no período chamado de Estado Novo, com o propósito de criar uma área de defesa, proteção e desenvolvimento para a Amazônia, durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945.

Fortaleza de São José de Macapá, que abrigou a guarda territorial do Amapá. Foto: Divulgação/IBGE
 

Quem viveu e trabalhou nas décadas seguintes da criação foi José Lúcio Pereira, ex-guarda territorial. Ele conta se interessou e como ingressou em 1978 na guarda do antigo território.

“Cheguei aqui em Macapá com meu pai em 1959. Eu morava próximo à Fortaleza de São José, próximo de onde é hoje o “Lugar Bonito”. Lá a gente tinha nossas casas de palafita e desde pequeno eu ia ver os guardas lá na fortaleza e eles sempre diziam pra eu estudar que eu ia conseguir ser um, um dia. Quando saí do Exército em 78 consegui ingressar”, contou.

A primeira capital do território, o município de Amapá, surge junto com ele, em 1943. Apenas em 1945 ela é transferida para Macapá, como explica o historiador Danilo Mendes.

“A criação tem importância pelo ponto de vista de segurança, pois havia o perigo dos nazistas na Europa, e nós temos aqui a Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França. Mas a criação tem outro papel importante o Amapá, que foi desmembrado do Pará. É o início de um processo de construção da autonomia, até virarmos Estado em 1988”,

descreveu o historiador.

Criação do ex-Território Federal do Amapá 

O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A região foi desmembrada do estado do Pará. O Amapá foi elevado à condição de Estado, na Constituição de 1988.

*Por Rafael Aleixo e Mayra Carvalho

Fonte: Portal Amazônia

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: