Conselho Municipal do Idoso de Seropédica fortalece políticas públicas para a terceira idade
18 de março de 2025

Nesta terça-feira, dia 18 de março de 2025, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Seropédica (CMDPIS) realizou uma reunião ordinária no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O encontro teve como principal objetivo discutir a prestação de contas do Fundo Municipal do Idoso, a organização da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e outras pautas relevantes para a população idosa do município.

A reunião foi coordenada por Elisangela Araújo de Assis Oliveira, responsável pela Casa dos Conselhos e Cidadania da Secretaria de Assistência Social. Durante o evento, o Secretário da Secretaria de Defesa dos Direitos e Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Marcos Lomeu, enfatizou a importância da criação desta nova secretaria e sua desvinculação da Secretaria de Assistência Social.

Adapt Link Internet - Black Friday

Nova Secretaria do Idoso e sua relevância

O secretário Marcos Lomeu, que é vereador licenciado e atualmente ocupa a pasta dedicada à defesa dos direitos dos idosos, destacou que a nova secretaria foi criada para garantir que as políticas públicas voltadas para a terceira idade sejam mais eficazes e melhor direcionadas. Ele ressaltou que esta foi a primeira reunião do Conselho, com a participação da Secretaria de Defesa dos Direitos e Políticas Públicas da Pessoa Idosa marcando um momento histórico para a cidade.

“A Secretaria do Idoso é uma conquista significativa para nosso município. Com essa mudança, buscamos garantir que as necessidades dos idosos sejam tratadas com mais foco e dedicação. Nosso objetivo é entender as demandas dessa população e trabalhar para proporcionar uma vida mais digna, com mais saúde, acessibilidade e segurança. Queremos sair da sala, do ar-condicionado e ouvir de perto as necessidades dos nossos idosos,” destacou Marcos Lomeu.

6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Outro tema central da reunião foi a organização da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. A conferência, prevista para ocorrer até junho de 2025, será um espaço de debates fundamentais para a construção de políticas públicas eficientes para a população idosa de Seropédica.

Marcos Lomeu ressaltou a importância do evento e os benefícios que ele pode trazer para a cidade. “A última conferência foi realizada em 2019. Precisamos atualizar as discussões e trazer para o debate representantes do governo federal, estadual e da sociedade civil para juntos construirmos soluções eficazes para os idosos. Esse é o momento de ouvirmos a população idosa e darmos a eles um espaço para expressarem suas necessidades,” afirmou o secretário.

O papel do Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem um papel fundamental na formulação e fiscalização das políticas voltadas à terceira idade. Ele é composto por representantes do poder executivo, legislativo e da sociedade civil, garantindo uma abordagem plural e participativa.

Os representantes do Conselho são:

  • Executivo: Secretário Marcos Lomeu (titular) e Subsecretário Herbert Alan Dias (suplente);
  • Legislativo: Vereadora Luciana Alves (titular) e Rosa Leonam dos Santos Mattos (suplente);
  • Sociedade Civil: Representantes de instituições como a Paróquia Santa Terezinha, Casa de Repouso Rei dos Reis, Casa de Repouso Aconchego da Paz, Centro de Reabilitação EFRAIM e Desafio Jovem Ebenézer.

Impacto esperado

Com a realização da 6ª Conferência e a estruturação da nova Secretaria do Idoso, Seropédica dá um passo importante para fortalecer os direitos da população idosa. A iniciativa permitirá a ampliação de projetos voltados para essa faixa etária, promovendo mais qualidade de vida e inclusão social.

“Nosso compromisso é fazer com que cada idoso tenha voz e seja respeitado. Vamos trabalhar juntos para garantir que eles tenham acesso a serviços essenciais, segurança, saúde e lazer,” finalizou Marcos Lomeu.

O evento marcou um novo capítulo na construção de uma cidade mais acolhedora para a terceira idade, reforçando a importância da participação social na definição de políticas públicas eficientes.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: