Imagine estudar ou morar, ou as duas coisas, perto de uma universidade pública. Só isso já é uma oportunidade excelente por causa de todo o conhecimento que é produzido neste tipo de ambiente. Mas a Rural vai além disso e oferece, a cada semestre, cursos e oficinas que vão desde a música até as artes marciais. Estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e moradores de Seropédica podem desfrutar de um espaço repleto de conhecimento, de forma gratuita, no Centro de Artes e Cultura (CAC).
O CAC é uma unidade da Pró-reitoria de Extensão (Proext) da Universidade e é um local que facilita o acesso ao aprendizado de novas culturas e saberes para toda a comunidade ruralina, sejam alunos, servidores ou moradores das regiões próximas à Rural.
No início e no meio do ano, são ofertadas diversas vagas para as oficinas, como as de dança coreana, dança do ventre, bambolê, lira acrobática e capoeira. Os professores atendem em áreas bastante diversificadas. Por exemplo, na área da música, são oferecidas aulas de bateria, oficina de DJs, violão e linguagem musical. Na verdade, a artes são contempladas de maneira geral, pois também estão incluídas as oficinas infantis de desenho e pintura, escultura em argila, fuxico e violão. Vale ressaltar que as oficinas são gratuitas e variam entre os graus de dificuldades.
O Centro de Artes e Cultura fica próximo à entrada principal da UFRRJ, na BR 465 (antiga estrada Rio-São Paulo), no km 7 de Seropédica. Basta atravessar a rua em sentido contrário à entrada da Universidade e seguir alguns metros em direção ao prédio à esquerda.
Patrícia Silva, estudante de licenciatura em Química e aluna da oficina de dança coreana, afirma que encontrou no Centro de Arte e Cultura um lugar que enriqueceu a sua vida.
– Eu me sinto muito à vontade, o espaço em si é muito bom, limpo e cuidado. É um local que me dá muito conforto e segurança em ser quem eu sou. O CAC mudou completamente a minha vida em Seropédica, mudou minha forma de aprender e até ensinar – declarou a aluna.
Além das aulas diversas, o CAC promove eventos como exposições, concertos, palestras e workshops juntamente com a Universidade. A ideia é que o conhecimento seja compartilhado com o maior número possível de pessoas.
Junte-se ao Centro de Arte e Cultura da UFRRJ e participe das oficinas ofertadas ao longo do ano de 2025. Entre em contato com a organização através das redes sociais (@cacbaixada – Instagram) ou visite o local.
Para saber mais detalhes e realizar as inscrições das oficinas, é necessário acessar a aba de pré-cadastro no site do CAC, que está localizado no seu Instagram (@cacbaixada), fazer o cadastramento, preenchendo o formulário com informações pessoais e agendar o dia, conforme informado no documento. Para concluir a inscrição, é preciso se apresentar de forma presencial no dia escolhido. As vagas são limitadas e priorizadas pela ordem de chegada no ato da inscrição.
Texto: José Davi da Silva (estudante de Jornalismo sob supervisão da professora Cristiane Venancio)
Fotos: Acervo CAC

Comunidade de Seropédica tem aulas gratuitas em diversas áreas, com projeto da Rural
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post