Neste domingo 26 de abril, o Seropédica online foi fotografar um dos mais bonitos Bairros de Pirai, Cacaria. Um local paradisíaco, rodeado de cachoeiras com águas límpidas e de belas montanhas, e uma população acolhedora.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santana do Piraí, pela lei provincial nº 96, de 06-12-1837, com território desmembrado dos municípios de São João do Príncipe, depois São João Marcos atual Rio Claro e Barra Mansa. Instalado em 11-11-1838.

Na praça principal tem um Coreto onde fica a Igreja de São José do Bom Jardim, cuja fachada foi ultimamente restaurada às custas dos moradores do lugar, tem 30 metros de comprimento por 12 de largura; os dois altares laterais; dois púlpitos; porta principal de cedro, em bom estado. Este bairro faz ligação com a Serra do Matoso, divisa com Mangaratiba, povoada em 1817, para agricultura, pecuária, e pesca.

Cacaria não possui Farmácia, tem um Minimercado com farta mercadoria, com centenas de casas, algumas em construção, o bairro é rodeado de sítios com criação de gado, lavouras e avicultura. Ótimo local para fazer trilha, próximo a cachoeira tem dois Quiosques que servem refeição.

Os 4 cantos do Rio : Cacaria - Piraí