Comitê Guandu-RJ participa de vistoria do MPRJ na Estação de Tratamento de Água da CEDAE
14 de janeiro de 2020

A convite do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (GAEMA/MPRJ), diretores do Comitê Guandu-RJ estiveram na ETA-Guandu, Estação de Tratamento de Água da CEDAE responsável pelo abastecimento de 80% da Região Metropolitana, com objetivo de acompanhar a fiscalização e coleta de amostras no processo de tratamento de água na maior estação de tratamento do mundo. A ação partiu das denúncias de usuários que relataram cor ou odor na água. SEAS/RJ, INEA, Vigilância Sanitária (estadual e municipal), Argenesa, FioCruz e pesquisadores da UERJ também participaram da vistoria.

As organizações foram recebidas pela gerência da ETA e seus analistas de qualidade. Segundo Gisela Pequeno, promotora do GAEMA que presidiu a diligência, a atuação é uma ação conjunta que busca soluções e respostas à sociedade. Após algumas explicações sobre o processo de tratamento, o grupo visitou pontos estratégicos da ETA onde fizeram as coletas para análises entre a captação no leito do Rio Guandu, laboratório, no ponto de captação oficial e no reservatório Marapicu, de onde a água entra nas adutoras e é distribuída à população.

“Mesmo o tratamento de água e a distribuição não sendo de atuação do Comitê, o colegiado tem grande preocupação com o abastecimento público, causa primária de nossa ação nas águas brutas. Conhecemos as dificuldades e por isso viemos entender, somar e principalmente buscar soluções junto aos órgãos responsáveis para garantir a qualidade da água que chega na casa das pessoas”, explicou Paulo de Tarso, Diretor Geral do Comitê Guandu-RJ.

Os relatos de problemas começaram na sexta-feira, dia 3 de janeiro. Desde então a CEDAE e órgãos de fiscalização do Rio de Janeiro se movimentam para encontrar o que pode ter causado os casos. Testes realizados pela CEDAE e Vigilância Sanitária entre os dias 6 e 9 de janeiro não apresentaram alterações nos parâmetros estabelecidos pela portaria de consolidação n° 5, do Ministério da Saúde, relativo aos padrões da qualidade da água potável.

Após investigação, a Cedae afirmou que uma substância chamada geosmina está mudando a cor da água em várias regiões do Rio. Segundo a companhia, trata-se de uma substância orgânica produzida por algas e que não representa nenhum risco à saúde dos consumidores, mesmo alterando o gosto e o cheiro da água. Para reter a geosmina, a CEDAE vai adotar em caráter permanente a aplicação de carvão ativado pulverizado. Esse método vem sendo utilizado em estados como São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, por exemplo, onde o problema tem maior recorrência.

O resultado das análises do laboratório da Gerência de Qualidade de Águas do INEA sai em 15 dias. Mesmo tempo estipulado pela CAF Química, laboratório designado pelo MPRJ para analisar as amostras. As Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal do Rio de Janeiro, e também a FioCruz, informaram que em até cinco dias tem o resultado. José Alexandre Maximino, promotor do GAEMA, afirmou que o MPRJ irá analisar o resultado dos testes, fazer os diagnósticos de acordo com os laudos e construir uma matriz de responsabilidade com o objetivo de integrar ações na melhoria da qualidade da água da população do Rio. O GAEMA/MPRJ também expediu Recomendação à CEDAE, na noite desta segunda-feira (13/01), direcionada à presidência da companhia, com o objetivo de conferir ampla transparência e publicidade dos laudos de potabilidade da água, em especial, os produzidos desde o dia 01/01.

Pensando na melhoria da qualidade da água, o Comitê Guandu-RJ vem desenvolvendo uma série de projetos e ações. O Programa Produtores de Água e Floresta atua na preservação dos mananciais da bacia.

Em parceria com a CEDAE, entregou projetos básicos de saneamento aos municípios. Ainda na área de saneamento, estão na fase de diagnóstico os projetos Saneamento Rural e Raio X do Esgotamento.

Analista da CEDAE bebe água pós tratada coletada durante vistoria

Fiscais da Vigilância Sanitária do Rio coletaram amostras

Fiscal do INEA coleta água no reservatório Marapicu em Nova Iguaçu

Órgãos retiram amostras no ponto de captação da Eta, no Rio Guandu

Resultado das análises sai em 15 dias

Para monitorar a qualidade e a quantidade da água na bacia, o Comitê começou a implantação do projeto observatório de bacia. Todas as ações estão previstas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu, aprovado em 2018. O documento prevê mais de 2 bilhões em ações e projetos na bacia, nos próximos 25 anos, sendo que mais de um bilhão será nas áreas de esgotamento (tratamento), qualidade e monitoramento das águas.