CEDAE RETOMA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA NA ETA GUANDU
4 de fevereiro de 2020

A CEDAE retomou a produção de água tratada na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu por volta das 09 horas desta terça-feira (04/02). A operação na unidade havia sido interrompida porque a Companhia identificou, no fim da tarde desta segunda-feira (03/02), a presença de grande volume de surfactantes (detergentes) na água bruta que chega à estação de tratamento.

A reabertura das comportas do canal principal da estação ocorreu após técnicos da Companhia constatarem que não há risco à operação. O abastecimento já foi retomado – de forma gradativa por motivos de segurança operacional -, mas em alguns locais, como ruas altas, pode levar até 72 horas para se restabelecer completamente.

A CEDAE reitera que a qualidade da água não foi afetada. Isso porque, assim que foi identificada a presença de detergentes, a Companhia acionou o protocolo de segurança e interrompeu a operação da estação, para não comprometer o tratamento.

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram informados do fato para iniciarem os respectivos procedimentos.

Fonte: CEDAE