CEDAE doa 4.900 mudas para três municípios do interior do estado em comemoração ao dia nacional do meio ambiente
4 de junho de 2021

Na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente (05/06), a Cedae, por meio do programa Replantando Vida, irá doar 4.900 mudas para ações de reflorestamento e arborização urbana nos municípios de Itaboraí, São Fidélis e Seropédica, no interior do Estado.

Em comemoração à data, o município de São Fidélis receberá 4.000 unidades para o projeto de recuperação de áreas degradadas (PRAD) e de nascentes. Já no dia 05, 500 mudas serão destinadas ao plantio no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí e outras 200 mudas serão plantadas em Áreas de Proteção Ambiental do município de Seropédica. As ações serão realizadas em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

Até o final do mês, mais 12 mil mudas serão distribuídas para projetos de reflorestamento nos municípios de Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Itaocara, Paty do Alferes e Rio das Flores. Com estas ações, o interior vai receber quase 17 mil mudas.

As mudas que serão doadas são de espécies nativas da Mata Atlântica, com destaque para pau-brasil, juçara, jabuticabeira, pitangueira, bacupari, bracatinga e jacarandá. As plantas são cultivadas nos viveiros mantidos pela Companhia, que têm a capacidade de produzir, em conjunto, 1,8 milhão de mudas por ano, de 250 espécies, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.

Sobre o Replantando Vida

Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o programa Replantando Vida mantém viveiros florestais localizados na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, na ETE Alegria, na Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. Todos contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o programa, fruto de convênio entre a CEDAE e a Fundação Santa Cabrini (FSC).

As espécies cultivadas nos viveiros da Companhia são usadas na recuperação de matas ciliares, nascentes e outras áreas das bacias hidrográficas do estado do Rio. As ações de reflorestamento do Replantando Vida fazem parte do compromisso da CEDAE de proporcionar melhorias em relação à degradação ambiental sofrida pelos corpos hídricos.

De janeiro a maio deste ano, o programa Replantando Vida já distribuiu mais de 53 mil mudas para projetos de reflorestamento em 39 municípios do estado do Rio de Janeiro. Somadas às ações de junho, o número total passará de 72 mil plantas doadas em 2021 por meio do programa da CEDAE.

Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br

Fonte: CEDAE

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: