Casa própria: a importância do apoio técnico e financeiro a ONGS
5 de julho de 2019

Conheça todos os detalhes sobre as ONGS do Brasil e como é possível colaborar com está causa!

O trabalho das Organizações Não Governamentais, ONGS, para ajudar a população que mais precisa é indiscutível, elas se encarregam de passar um pouquinho de alegria para quem mais precisa, sejam pessoas ou animais. Por isso, é fundamental criar parcerias e crescer cada vez mais neste mundo tão competitivo.

Estas organizações permitem que famílias e estudantes de todo o Brasil possam ter a sua casa própria com mais facilidade e vantagens, afinal não é todo mundo que tem essa oportunidade na vida. Mas, para que isso possa ser feito, é preciso de um bom planejamento e organização. Continue lendo o artigo e saiba todos os detalhes sobre estas organizações que dedicam tanto tempo para ajudar o próximo. Confira e entre você também nesta causa!

O que são ONGS e como contribuir com elas?

Ao longo do tempo muito tem se falado sobre as ONGS, com diversas propagandas e chamadas para contribuir com uma determinada causa. Mas, você sabe o que realmente significa e qual é objetivo delas? Pois é, separamos um tempinho para te contar um pouco sobre esta maravilhosa causa. Confira!

As Organizações Não Governamentais, ONGs, são consideradas entidades privadas que por sua vez não possuem fins lucrativos e tem como principal objetivo defender, apoiar e promover uma causa política. Essa causa não precisa ser apenas sobre os direitos das pessoas ou animais, pode ser também sobre a luta contra racismo, meio ambiente e questões urbanas levantadas pela sociedade de uma determinada região.

Mas, como elas surgiram? Bom, assim como todos nós sabemos o estado, na maioria das vezes, não consegue atender a todas as necessidades da população e garantir direitos iguais para todos. Foi nesse cenário tão crítico e alarmante que as ONGs começaram a crescer e se consolidar no mercado.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, em 2010 já existiam cerca de 290 mil fundações privadas e sem fins lucrativos no Brasil. Em 2014, esse número já tinha superado os 391 mil, é o que mostra um estudo realizado pelo Mapa das Organizações da Sociedade Civil.

Porém, por ser uma entidade sem fins lucrativos, ela precisa buscar novas alternativas para que possam manter as portas abertas por mais tempo para a população. Sendo assim, as Organizações Não Governamentais recebem ajuda de diversas formas, seja por meio de pessoas físicas, empresas ou do governo. Eles ajudam com alimentos, roupas, contribuições em dinheiro ou simplesmente com seu grande apoio.

Algumas organizações, como Médicos Sem Fronteiras, permitem tratar as pessoas que estão precisando e não tem condições de pagar por um tratamento adequado ou não possuem acesso aos postos de saúde. Além disso, muitas empresas possuem um setor de responsabilidade social que tem como objetivo promover impacto social por meio de recursos, seja em dinheiro, casa, alimentos ou roupas. Entretanto, algumas empresas preferem criar suas próprias fundações, como é o caso da famosa e conhecida Fundação Grupo Boticário.

A importância da casa própria para as famílias

Conquistar o seu próprio cantinho é o sonho de muitas pessoas no Brasil e no mundo, que trabalham muito durante todos os dias do ano para conquistar melhores condições de vida. Mas, como todos nós sabemos, não é todo mundo que tem esse privilégio. Afinal, as casas para comprar possuem preços altos e taxas que poucas pessoas conseguem pagar, além disso, os juros acabam tornando a soma ainda maior. Por isso, várias ONGS se encarregam anualmente de tornar esse pequeno sonho em uma grande realidade.

Porém, para que isso se torne de fato possível, é necessário que as ONGS recebam todo o apoio, seja com uma simples assistência técnica ou com recursos financeiros. Afinal, não tem sensação melhor do que poder ajudar o próximo. Muitas imobiliárias contribuem com essas Organizações, expandindo cada vez mais o projeto e criando novas iniciativas de apoio.

Mas, além disso, as ONGS espalhadas pelo Brasil ensinam as pessoas a pensar e planejar a sua vida financeira para poder aproveitar essa nova moradia com muita responsabilidade e conforto. Durante os anos de crise, principalmente em 2008 e 2009, muitas famílias acabaram perdendo suas casas e tendo que pedir ajuda para estas organizações, muitas vezes o motivo é por falta de orientação de um profissional que entende sobre o assunto e pode ensinar a cuidar do próprio dinheiro.

Assistência técnica e financeira para as ONGS

Como foi visto no decorrer do artigo, o apoio técnico e financeiro para as ONGS é muito importante e precisa da colaboração de muitas pessoas para cumprir todas as suas metas com sucesso e muita felicidade, seja do estado, das pessoas ou de empresas privadas. Confira a seguir alguns objetivos dessa parceria que só faz o mundo evoluir cada vez mais:

  • Facilitar o intercâmbio de experiências e informações;
  • A formação profissional e técnica para suportes empresariais;
  • Facilidade de compras de terrenos para ajudar a população;
  • Criação de serviços de apoio;
  • Prestação de assistência médica.

Após ter entendido um pouco mais sobre estas organizações do Brasil, é hora de começar a ajudar e divulgar está causa nas redes sociais e outros meios de comunicação. Faça a sua parte como cidadão e converse com familiares e amigos que já participaram ou fazem parte de alguma Organização Não Governamental, ONGS. Caso queira conhecer um pouco mais sobre o trabalho que eles realizam, vá até uma ONG e confira o dia a adia dessas pessoas. Ajudar quem mais precisa faz bem para a saúde!

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens aqui em nosso blog e conheça todos os detalhes sobre o apoio técnico e financeiro às Organizações Não Governamentais do Brasil e do Mundo. Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo, com certeza irá ajudar muitas pessoas e famílias que desejam contribuir com esta maravilhosa causa em prol de uma vida mais justa para todos os cidadãos!