Capacitação para Programa Criança Feliz no estado do Rio de Janeiro
9 de março de 2020

Programa federal criado em 2016 e reconhecido internacionalmente, ajuda no desenvolvimento de crianças da gestação aos 6 anos em 45 municípios fluminenses

Entre os dias 9 e 13 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) realiza no Rio de Janeiro (auditório da Unesa – campus Centro) um treinamento para cuidadores do Programa Criança Feliz. A capacitação é voltada a representantes de 19 municípios do estado, que já implantaram ou irão implantar o programa federal voltado para crianças na primeira infância (da gestação aos 6 anos), em situação de vulnerabilidade. Esses supervisores vão divulgar o que aprenderem para outros orientadores em seus locais de origem.

Criado em 2016 para aumentar rede de atenção e de cuidado na primeira infância, o Criança Feliz já conta com mais de 800 mil crianças e gestantes atendidas em todo o país. No Estado do Rio, são 45 municípios já contam com o programa Criança Feliz. O programa é executado pelas prefeituras, com acompanhamento da SEDSODH. Em 2019, foram realizadas mais de 330 mil visitas domiciliares no Estado do Rio de Janeiro.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. A iniciativa previne atrasos físicos, intelectuais e emocionais nas crianças e, com isso, proporciona um cenário mais igualitário no que tange às oportunidades que elas terão no futuro.

Segundo a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, hoje o Criança Feliz é considerado o maior programa de visitação domiciliar de atenção à primeira infância no mundo. Em 2019 recebeu o Prêmio Wise Awards, sendo reconhecido como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação.

Mais sobre a capacitação

Nesta semana estão ocorrendo as capacitações sobre “Cuidado no Desenvolvimento da Criança” e “Guia para Visita Domiciliar” do programa no Estado do Rio. Ainda este mês (de 23 a 27 de março) haverá outra capacitação na cidade de Petrópolis. Será o primeiro treinamento no estado a contar com as novas metodologias do programa.

Esta semana estão participando da capacitação os seguintes municípios: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaguaí, Itaperuna, Mangaratiba, Macuco, Mesquita, Miguel Pereira, Natividade, Paraty, Porciúncula, Rio Claro, São Gonçalo, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Varre-Sai e Volta Redonda.

Assessoria de Comunicação da SEDSODH