Com a presença do Prefeito Professor Lucas, a Primeira-dama Isabel Ribeiro, a Vice-prefeita, Vandrea Furquim, o Governador Claudio Castro, os Deputados Thiago Panpolha, André Corrêa, Luiz Antônio, os Vereadores do Município, o Comandante do 24º BPM, Tenente Coronel André, entre outras autoridades, foi inaugurado nesta quarta-feira (18) a BRF de Seropédica. 

A empresa foi inaugurada no mesmo dia que a BRF completa 87 anos de existência, a planta possui 30 mil m² de área construída em um terreno de mais de 300 mil m² e vai produzir inicialmente salsichas da marca Perdigão, a mais consumida no Brasil, com 39,3% de market share valor.

A escolha de Seropédica para abrigar a unidade foi estratégica, já que o município está localizado próximo ao arco metropolitano e a Rodovia BR 116 (Via Dutra), o que garante facilidade no recebimento de matérias-primas, insumos e no escoamento da produção de forma eficiente para todo o Sudeste, que é um dos maiores mercados consumidores de salsichas do País. Estudo realizado pela Kantar no primeiro semestre aponta que salsicha ocupa o quinto lugar em frequência de consumo dos brasileiros.

“Esta inauguração acontece em um momento importante para a BRF, quando estamos investindo cerca de R$ 2,5 bilhões em diversos estados para ampliação e modernização de nossas unidades, tendo em vista o avanço da estratégia de crescimento Visão 2030. Seropédica é um exemplo de tecnologia de ponta e sustentabilidade e tem papel importante para cumprir nossos compromissos ambientais e sociais”, destaca Lorival Luz, CEO global da BRF.

Compromisso com o Meio Ambiente

Um dos destaques desta empresa é a Sustentabilidade, onde sua preocupação visa estabelecer um equilíbrio entre o que a natureza pode nos oferecer, qual o limite para o consumo dos recursos naturais e a melhora na qualidade de vida.

“Quando uma empresa age de forma sustentável ela se torna ética diante dos fornecedores, dos clientes e de toda a sociedade”.

Desde o projeto inicial, a construção da unidade foi concebida com menor gasto de energia e mínima geração de resíduo sólido. A planta conta com luz natural em parte de suas instalações, além de utilizar energia limpa de aproximadamente 600 painéis solares, ocupando uma área de 1.320m2, com geração de mais de 10% da energia consumida na unidade. A água e os resíduos serão reaproveitados em diversos processos da planta, seguindo todas as normas sanitárias vigentes. Tudo isso está de acordo com o Plano de Sustentabilidade da BRF, anunciado em 2020, e que contém os compromissos públicos de curto, médio e longo prazos da Companhia.

Proteção ambiental

A Companhia incluiu em seu projeto formas de preservar a fauna e flora local, como por exemplo, o monitoramento dos Rivulídeos, peixes raros encontrados apenas em poças d’água em épocas de chuva. A Companhia firmou ainda convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur), para que o processo de acompanhamento da qualidade da água, do habitat e a análise de parâmetros populacionais dos peixes possam abastecer os bancos de dados de órgãos ambientais, além de manter ações de manejo e conservação da espécie.

Também como parte das iniciativas sustentáveis da unidade, a BRF, junto à prefeitura de Seropédica e ao Programa Olhos D’água, do Instituto Terra, realizou o plantio florestal de uma área de 11.300m² na bacia do Rio Guandu, principal provedora de água para a cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. O plantio foi efetuado no entorno de uma nascente, que é fonte de água para um produtor rural da região e será mantido pela Companhia pelos próximos três anos.

Industria de Seropédica

O projeto prevê ainda uma futura expansão, incluindo novas linhas de produção de diversas categorias de alto valor agregado. Além disso, as áreas comuns como administrativa, infraestrutura, caldeiras, refrigeração, armazenamento, entre outros equipamentos, comportam a ampliação. “Temos estudos que mostram a viabilidade do aumento da produção, inclusive de produtos diferentes, visando o mercado interno. Nossa produção atual do projeto comporta 140 toneladas/dia, mas podemos facilmente dobrá-la, atingindo 280 toneladas/dia”, finaliza Vinícius Barbosa, vice-presidente de Operações e Suprimentos da BRF.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.