Baixa procura por vacinas contra a gripe, sarampo e Covid-19 neste sábado (25) em Seropédica
25 de junho de 2022

Apesar da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Seropédica colocar plantões para atender a população para vacinação contra a gripe, sarampo e Covid-19, a procura continua baixa, como aconteceu neste sábado (25).

A baixa procura por vacinas tem preocupado as autoridades de saúde do município, segundo a Secretaria de Saúde, pouca gente tem ido atrás dos imunizantes contra a gripe o sarampo e covid-19. O público que está apto a receber a 4ª dose contra a covid-19 também não tem comparecido aos postos de saúde.

Neste período de frio o número de pessoas com gripe e com covid-19 tem aumentado em todo estado.

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

Procure a unidade mais próxima para tomar sua vacina:

CLínica da Família – Vasquinho

ESF Fazenda Caxias – km 49

De segunda a sexta-feira das 09 às 16h

Orientações:

💉 Pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores de saúde com 18 anos ou mais, que tomaram o primeiro reforço há pelo menos quatro meses, devem tomar um segundo reforço.

💉 Todas as pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses podem tomar uma dose de reforço.

💉 As unidades seguem aplicando a primeira e a segunda dose da vacina, considerando o intervalo a partir da data da primeira aplicação.

💉 Se a sua primeira dose da vacina contra a covid-19 foi Janssen:
– Quem tem de 18 a 39 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses)
– Quem tem 40 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses)
– O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço e quatro meses entre os reforços seguintes

Observações:

📌 É possível antecipar a primeira dose de reforço até o intervalo mínimo de três meses em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais.

📌 Pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais devem tomar uma terceira dose (dose adicional) 8 semanas após a segunda dose, sendo o intervalo de 8 semanas (mínimo de 4 semanas). Devem tomar mais uma dose de reforço após a terceira dose, com intervalo de 4 meses. ( D1, D2, D3 + R1). É necessário apresentar comprovação.

📌 Pessoas com 18 anos ou mais imunocomprometidas que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma adicional) devem tomar o primeiro reforço com intervalo de quatro meses da dose adicional e o segundo reforço com mais 4 meses de intervalo (D1, D2, D3, R1 e R2). É necessário apresentar comprovação.

📌 Gestantes ou puérperas devem tomar a Pfizer para dose de reforço. Caso este imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: