Avião com 62 pessoas a bordo desaparece após decolagem
9 de janeiro de 2021

Havia 50 passageiros no Boeing, incluindo 10 crianças, e 12 tripulantes

As autoridades indonésias temem a provável queda no mar de um Boeing 737-500 da companhia aérea local Sriwijaya Air, com 62 pessoas a bordo e com o qual o contato foi perdido após sua decolagem neste sábado (9) de Jacarta.

— Uma aeronave da Sriwijaya Air que realizava o trajeto entre Jacarta e Pontianak (na parte indonésia da ilha de Bornéu), “perdeu contato” com os controladores aéreos logo após sua decolagem, neste sábado, às 14h40 (4h40 de Brasília) — anunciou o porta-vos do ministério dos Transportes, Adita Irawati, à AFP.

— Enviamos nossas equipes, assim como embarcações, para a área onde há suspeita de queda do avião após perder contato com a torre de controle — disse Bambang Suryo Aji, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Havia 50 passageiros no avião, incluindo 10 crianças, e 12 tripulantes, de acordo com o ministério dos Transportes.

O local para onde as equipes de resgate foram enviadas fica perto de algumas ilhas turísticas, na costa da capital indonésia.

— Tenho quatro membros da minha família no avião – minha esposa e meus três filhos. Minha esposa me enviou uma foto do bebê hoje… Como meu coração não poderia estar em pedaços? — contou Yaman Zai, que os esperava no aeroporto de Pontianak, em lágrimas.

O presidente russo, Vladimir Poutin, enviou suas “sinceras condolências” às famílias das vítimas.

O voo doméstico partiu do aeroporto internacional Jacarta Soekarno-Hata e normalmente levaria 90 minutos para chegar a Pontianak. Mas desapareceu do radar logo após a decolagem sobre o mar de Java.

As autoridades e a companhia aérea de baixo custo não deram informações imediatas sobre as causas de sua queda repentina.

O ministro dos Transportes, Budi Karya Sumadi, no entanto, disse que a aeronave pareceu se desviar de sua rota pouco antes de desaparecer.

A Sriwijawa Air, dona de cerca de 19 Boeings que voam para destinos na Indonésia e no resto do Sudeste Asiático, limitou-se a dizer que estava investigando o caso.

O que se sabe da aeronave

De acordo com dados do site FlightRadar24, a aeronave atingiu uma altitude de quase 11.000 pés (3.350 metros) antes de cair para 250 pés. Ela então perdeu contato com a torre de controle.

— O voo SJ182 da Sriwijaya Air perdeu mais de 10.000 pés em menos de quatro minutos após sua decolagem de Jacarta — informa o site especializado em aviação em sua conta oficial no Twitter.

Pescadores entrevistados pela televisão Kompas disseram ter encontrado destroços na área das 1.000 ilhas perto da capital, mas não há informações oficiais sobre sua origem.

Outros casos

Em outubro de 2018, 189 pessoas morreram quando um Boeing 737 MAX caiu no mar de Java, 12 minutos após a decolagem.

Este acidente e outro envolvendo o mesmo modelo na Etiópia, foram atribuídos a defeitos técnicos e a fabricante foi condenada esta semana a pagar multa de 2,5 bilhões de dólares por ter enganado as autoridades no processo de aprovação deste modelo.

Os 737 MAXs ficaram sem voar por 20 meses após esses dois acidentes que deixaram 346 mortos, antes de serem novamente autorizados a operar em alguns países no final de 2020.

O setor de aviação civil na Indonésia passou por várias tragédias nos últimos anos, e muitas companhias aéreas indonésias foram proibidas de operar na Europa e nos Estados Unidos no passado.

Em 2014, um avião da AirAsia conectando a cidade indonésia de Surabaya a Singapura caiu com 162 passageiros a bordo. Os investigadores concluíram que houve erro humano e problemas técnicos.

Sriwijaya Air flight #SJ182 lost more than 10.000 feet of altitude in less than one minute, about 4 minutes after departure from Jakarta.https://t.co/fNZqlIR2dz pic.twitter.com/MAVfbj73YN

— Flightradar24 (@flightradar24) January 9, 2021

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: