Atlas da Violência 2018: Queimados é apontado como o município mais violento do país
19 de junho de 2018

Estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que foi divulgado nesta sexta-feira

Rio – A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, foi apontada como o município mais violento do país. O dado é do Atlas da Violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que foi divulgado nesta sexta-feira. 

De acordo com o estudo, o município tem taxa de 134,9 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. A pesquisa considera mortes violentas a soma de agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima. Os dados analisados são de 2016, último ano disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Ainda segundo com o levantamento, dos 123 municípios brasileiros onde estão concentradas metade das mortes violentas no Brasil, 33 estão no estado do Rio ou na Bahia. Foram analisados 309 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Por fim, o estudo enfatiza que há uma correlação entre o número de mortes violentas e as condições educacionais, de oportunidades laborais e de vulnerabilidade econômica. Para se chegar a essa conclusão foram analisados os indicadores de educação infanto-juvenil, pobreza, gravidez na adolescência, habitação, mercado de trabalho e vulnerabilidade juvenil.