Município investe em leitura, formação docente e avaliação contínua; iniciativas incluem programa próprio, Bienal do Livro e espaços lúdicos

Estudantes de Angra dos Reis em atividade de alfabetização (Foto: Divulgação)
Angra dos Reis lidera alfabetização na Costa Verde
Angra dos Reis alcançou o melhor resultado em alfabetização entre os municípios da Costa Verde, de acordo com os dados da Avaliação Alfabetiza-RJ, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), coordenado pelo Ministério da Educação. O município registrou um crescimento de 6,67% no percentual de crianças alfabetizadas, subindo de 57,0% em 2023 para 60,8% em 2024.
Com esse avanço, Angra superou a média nacional (59%) e a média do estado do Rio de Janeiro (55%), além de cumprir a meta estabelecida para este ano. O desempenho é atribuído às políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN).
Estratégias pedagógicas
O desenvolvimento da leitura e da escrita tem papel central nesses resultados, com ações alinhadas ao Documento Orientador Curricular. Entre os principais recursos pedagógicos estão:
- Salas de leitura em todas as unidades escolares
- Cantinhos da leitura para pré-escola e anos iniciais
- Avaliação de Fluência Leitora semestral para alunos do 2º ao 5º ano
Iniciativas de destaque
Outro destaque é a participação de Angra, pelo segundo ano consecutivo, na Bienal do Livro Rio. O município foi o único do interior do estado com estande próprio e levou ao evento:
- Mais de 3.700 alunos
- 1.600 profissionais da educação
- Investimento de R$ 4 milhões
Programa de alfabetização
O município lançou o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), que tem como objetivo garantir que todos os alunos estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa:
- Atende cerca de 4.300 estudantes
- Trabalha com três eixos: gestão escolar, suporte pedagógico e avaliação contínua
“A prefeitura está colhendo os frutos de investir em planejamento, metodologias inovadoras e políticas públicas focadas no desenvolvimento das habilidades dos alunos.”
Fonte: Diário do Vale


Deixe a sua opinião sobre o post