Ainda da tempo para Castrar Gratuitamente Cão ou Gato em Seropédica, o RJPET fica até 4 de agosto
27 de julho de 2023

A Prefeitura de Seropédica realizou mais uma parceria com o Governo do Estado do RJ, trazendo para o município o RJPET.

Desde o início dos trabalhos de Castração foram realizados em torno de 1500 atendimentos. Era para ser 200 castrações por dia, mas muitas pessoas marcaram a castração e não levaram seu gato ou cachorro. 

O horário de funcionamento dos ônibus castramóveis do RJPET é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais; os tutores, um animal por mês.

O serviço é oferecido a tutores de qualquer região do estado, basta realizar o agendamento pelo site do programa: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. O Castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos. O horário de funcionamento é o mesmo para todos os castramóveis, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Quem nunca se deparou com pedidos de ajuda para o resgate de filhotes pode não ter a noção de quão grave é o abandono de cães. Mas é desesperador ver seres tão pequenos e frágeis abandonados sozinhos ou com a mãe, que muitas vezes é jogada na rua grávida pelos próprios tutores. 

Felizmente alguns desses animais conseguem ser resgatados, tratados e destinados para adoção responsável, entretanto, ainda enfrentamos a triste realidade de 20 milhões de cães abandonados no Brasil

Esse número representa um risco para a saúde humana e dos animais, podendo agravar doenças zoonóticas (doenças transmitidas de um animal para os seres humanos), como a raiva. 

Para que esse número possa diminuir, uma série de ações são necessárias, como o resgaste, a adoção responsável e o controle populacional dos cães. 

Antigamente foram utilizados, no Brasil, meios desumanos de controle populacional de animais domésticos, como o sacrifício dos cães de rua. 

Com o tempo, constatou-se que essas práticas, além de pouco efetivas no controle populacional de cães e no combate às zoonoses, são cruéis e desumanas. 

Importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de oito filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada seis meses.

– O procedimento reduz também os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território – esclarece o veterinário Samuel.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: