Água invade casas e lojas após rompimento de adutora da Rio+Saneamento
25 de março de 2023

Bairro da Zona Oeste tem desvio no trânsito; quatro pessoas ficaram machucadas

Uma adutora estourou, neste sábado (25), na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, Zona Oeste do Rio, e causou inundação em diversas ruas do entorno. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a água tomando conta da via e entrando em casas e lojas, deixando moradores em desespero. O rompimento aconteceu na altura da Estrada da Posse e deixou quatro pessoas feridas. A Rio + Saneamento informou que, pela necessidade do desligamento da Nova Elevatória Lameirão, pelo menos sete bairros podem ter o abastecimento afetado.
 
O Corpo de Bombeiros informou que os quarteis de Campo Grande e Realengo foram acionados por volta das 9h20 devido a um alagamento na altura do número 900. A Estrada do Lameirão se encontra interditada entre a Avenida Brasil e a Rua Itaquê, com acesso liberado somente para moradores. De acordo com o Centro de Operações (COR), a via, sentido Avenida Brasil, está com o trânsito sendo desviado pela Estrada do Quafá ou pela Estrada do Mendanha. Equipes da Cet-Rio e da Guarda Municipal estão no local orientando os motoristas.
 
Nas redes sociais, é possível ver um vídeo da água tomando conta da Estrada do Lameirão. Moradores têm dificuldades de andar e veículos grandes, como caminhão, passam com cuidado devido à grande quantidade de água.
 
Morador da Estrada do Lameirão, o repositor de supermercado Márcio de Oliveira, de 41 anos, faz aniversário hoje, mas não tem muito o que comemorar. Ele vive com mais sete pessoas, incluindo duas crianças, e teve que sair correndo do trabalho ao saber que a água estava invadindo a sua casa.
 
“Quando eu cheguei a água estava na cintura e já tinha invadido a minha casa. Perdi armário, sofá, cama, geladeira. Só consegui salvar os documentos. Eu ia festejar mais tarde, mas não vou mais. Agora estamos limpando para saber o que mais vamos conseguir salvar. Mas o importante é que estou vivo e com saúde”, disse Márcio, que mora no local há três anos.
O aposentado Jorge Amadeu Costa, de 70 anos, afirma que já o terceiro rompimento da adutora que acontece nos 30 anos que ele mora em Santíssimo. Ele conta que por volta das 8h50 olhou para trás e já tinha água entrando no seu portão. “Derrubou o muro do vizinho, arrebentou toda a laje da lojinha dele, que ele vendia materiaizinhos, entrou na minha casa e na casa da minha irmã, que é mais baixa. Na minha casa só chegou até um determinado trecho, só do lado de fora. Mas no vizinho entrou na casa dele, porque a casa é mais baixa”, disse.
 
A Prefeitura montou uma base operacional em Santíssimo para atender os moradores vítimas do rompimento. Assim que soube do acidente, o prefeito Eduardo Paes cancelou agendas e seguiu para o local. Ao lado dos secretários da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e da Assistência Social, Adilson Pires, e de representantes de órgãos operacionais, o ele visitou moradores de diversas casas invadidas pela água. Em seguida, determinou a imediata atuação dos órgãos municipais para fiscalizar a atuação da concessionária na indenização dos prejuízos causados à população.
“Estamos aqui ajudando numa questão emergencial. Por muita sorte, não aconteceu nada mais grave, não perdemos nenhuma vida. Vamos tirar água com bomba de sucção e a Comlurb vai ajudar na limpeza das casas. O time está todo mobilizado, vamos ficar aqui acompanhando até que tudo seja resolvido”, disse o prefeito Eduardo Paes.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social está no local identificando as necessidades das famílias e fazendo o cadastramento de pessoas que perderam documentos. Estima-se que, até agora, 100 famílias foram atendidas. Uma pessoa precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Rocha Faria e encontra-se estável, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Profissionais da saúde estão no local prestando assistência a quem precisa e verificando quais moradores perderam medicamentos de uso regular para realizar a devida reposição, além de realizarem ações preventivas e de mitigação de doenças provocadas pela água.
 
Equipes da Secretaria de Conservação estão usando caminhões conjugados (vac-all) para drenar a água na via e nas casas dos moradores, além de fazerem a limpeza da galeria pluvial (GAP) e a desobstrução dos bueiros. Também estão usando caminhão caçamba e retroescavadeiras para fazer a remoção de materiais como madeiras, lama, areia, entre outros, que foram espalhados pela força da água durante o vazamento. A Secretaria de Conservação continuará no local até que todo o trabalho seja concluído.
Já a Comlurb está no local com uma equipe composta de 70 garis que estão trabalhando com apoio de seis caminhões basculantes, duas pás carregadeiras, uma mini pá, duas pipas d’água e uma van-lava jato para lavagem das vias com água de reuso. O trabalho consiste na raspagem das ruas, limpeza das calçadas e do interior das residências mais atingidas, e na remoção dos móveis perdidos devido a força das águas.
 
A Defesa Civil Municipal atua com quinze agentes. Desde o horário do incidente, 30 imóveis foram vistoriados, sendo dois deles interditados. Uma loja comercial de um pavimento foi interditada em função de risco estrutural. A outra interdição se deu por inabitabilidade, já que o imóvel foi inteiramente alagado com todos os bens perdidos pelo morador. Equipes da Defesa Civil permanecem no local para eventuais emergências ou solicitações de vistorias.
 
Responsável pelo abastecimento da região, a concessionária Rio+Saneamento informa que o vazamento provocado pelo rompimento de uma adutora na Estrada do Lameirão, em Campo Grande, já foi contido. Ainda assim, pela necessidade do desligamento da Nova Elevatória Lameirão, os seguintes bairros da Zona Oeste poderão ter o abastecimento afetado: Santíssimo, Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, além de alguns bairros de outras áreas de concessão.
A concessionária Rio+Saneamento reforça ainda que prestará auxílio a todas as famílias impactadas na Estrada do Lameirão. Em caso de dúvidas, os moradores dessas localidades podem contar com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1025, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br
 
Fonte: Meia Hora

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: