5 estratégias para evitar animais peçonhentos em casa
20 de dezembro de 2019

Infestação por aranhas, cobras e escorpiões, por exemplo, aumenta durante o verão. Saiba como se proteger deles – hoje e sempre

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os animais peçonhentos ocupam o segundo lugar na lista de causadores de envenenamento no Brasil. Só em 2018 foram 265.546 casos, dos quais 4.080 provocaram mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. No verão, o cuidado deve ser redobrado: o clima quente e úmido é propício para o aumento da incidência desses animais.

E isso tem a ver com alguns fatores. Antes do verão vem a primavera, época de reprodução da maioria dos animais. Esse também é o período em que alguns animais, que às vezes podem não ser nativos de determinadas regiões, migram em busca de alimento e abrigo.

Caso isso aconteça em sua casa, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) preparou algumas dicas para evitar acidentes com animais peçonhentos:

1. Proteja o meio ambiente
“Os animais peçonhentos também possuem funções ecológicas importantes e merecem respeito. A presença destes animais próximos ao homem são, muitas vezes, consequência das condições que nós mesmos proporcionamos”, explica o médico veterinário Marcello Nardi, presidente da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens (CTMVAS) do CRMV-SP. Desmatamento e queimadas desequilibram a natureza e podem aumentar a incidência de animais peçonhentos em locais indesejados – como sua casa.

Escorpião está se acostumando às áreas urbanas, dizem especialistas (Foto: Flickr/Matt Reinbold)

2. Atenção à limpeza
Manter a higiene em casa e não acumular lixo, entulho ou outros objetos no quintal ou ambientes externos são atitudes importantes para evitar que eles se tornem abrigo para animais peçonhentos, pragas e insetos transmissores de doenças.

3. Tenha precaução
Em atividades rurais, de jardinagem, ou mesmo em passeios em contato direto com matas e florestas (como trilhas e parques ecológicos), use botas e luvas para proteger as áreas mais expostas aos animais. Crie o hábito de examinar roupas antes de usá-las, especialmente calçados, lençóis e peças que estiveram muito tempo guardadas.

Cobras também podem aparecer em locais indesejados no verão (Foto: Полина Лаврова/Pixabay)

4. Procure um profissional
Em caso de acidente, busque o serviço de saúde e não tente fazer torniquetes ou usar fórmulas caseiras. Atualmente, há soros para tratar feridas causadas pela maioria dos animais peçonhentos no Brasil. Uma vez no hospital, relate como era o animal aos especialistas – é essencial saber qual criatura atacou você.

5. Colabore com o órgão de saúde
Acidentes com animais peçonhentos devem ser incluídos na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, portanto não deixe de informar a ocorrência a um órgão de saúde. Vale também compartilhar as informações de prevenção com o maior número possível de pessoas, especialmente se elas estão expostas a situações de risco.

Fonte: GALILEU