20 dicas para uma alimentação diária mais saudável
23 de abril de 2018

Mesmo em meio a correria do dia a dia é possível mudar alguns hábitos alimentares que aliados à prática de atividades físicas vão contribuir e muito, para uma vida mais saudável e o aumento da qualidade de vida. A nutricionista Glaucia Rodrigues, pós-graduanda em terapia nutricional e nutricionista clínica em UTI no Hospital Samaritano de SP, dá 20 dicas de hábitos alimentares que vão fazer toda a diferença na sua saúde. Confira:

1) O gengibre e a canela são alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo. Conte sempre com eles. Você pode adicionar canela em pau ou pedaços de gengibre na água gelada e beber ao longo do dia.

2) Não use temperos prontos em saladas. Prefira limão, azeite, vinagre e sal.

3) Prefira os alimentos integrais como: arroz, macarrão, pães e massas. São mais saudáveis e além disso, ricos em fibras benéficas para o intestino.

4) Reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Além de calóricas elas não são benéficas à saúde.

5) Salsicha, linguiça, presunto, mortadela e salame, chamados de alimentos embutidos, devem ser evitados. Eles são ricos em sódio, conservantes e gordura.

6) Prefira os queijos branco ou de búfala. Quanto mais amarelinho é o queijo, mais gordura ele tem.

7) Substitua o açúcar por adoçante, em todas a bebidas. Opte pelo adoçante tipo sucralose ou stevia. Eles são naturais e não deixam sabor amargo nem residual na boca. Experimente!

8) Manteiga, creme de leite, chantilly, alimentos com massa folheada são ricos em gorduras saturadas. Evite-os pois seu consumo pode aumentar o níveis de colesterol no sangue.

9) Seja regrado: faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule nenhuma. Alimentar-se de 3 em 3 horas contribui para perda de peso, caso seja seu intuito, além de dar mais saciedade para que você sinta menos fome.

10) Introduza as frutas na sua rotina alimentar. Pode ser in natura, em forma de suco ou salada de frutas. Coma pelo menos 3 porções por dia. As frutas possuem vitaminas e minerais importantes para saúde. Cada fruta é rica em uma vitamina diferente, por isso lembre-se sempre de diversificar o consumo.

11) As verduras e os legumes devem sempre acompanhar o almoço e jantar como saladas, legumes crus e cozidos. Eles são ricos em fibras vitaminas e minerais, sendo assim quanto mais variedade, melhor, pois cada um é rico em uma vitamina diferente. Lembre-se que os legumes e verduras devem ocupar metade do seu prato montado. Mas tenha moderação com os legumes ricos em carboidrato como batata, mandioca, mandioquinha e cenoura.

12) Não utilize temperos prontos para comida. Eles possuem uma grande quantidade de sódio (sal) e a longo prazo você pode desenvolver pressão alta. Prefira temperos naturais como cebola, alho e sal em pequena quantidade.

13) Para ajudar você reduzir o sal das refeições, utilize o sal de ervas. Ele é muito bom e pode ser preparado em casa. Utilize 50g de 3 ervas secas de sua preferência (ex: tomilho, alecrim, salsão) e adicione 50g de sal de refinado normal. Desta forma você terá 200g de sal de ervas. Utilize-o para temperar carnes, saladas e outros alimentos.

14) Alimentos fritos são prejudiciais à saúde, devido a alta quantidade de gordura. Prefira os assados e grelhados. Se você tem em casa panelas antiaderentes, grelhe sem adição de óleo ou azeite, fica muito bom.

15) Prefira sempre carnes magras sem gordura aparente. Retire a pele do frango antes de prepará-lo, para que ele fique mais saudável.

16) Beba de 6 a 8 copos (200ml) de água por dia. A hidratação regulariza várias funções do nosso organismo, ajuda a manter adequada a função intestinal, além de ser ótima para pele e para o cabelo. Não é necessário ingerir somente água: os sucos, chás (sem cafeína como mate e preto) e água de coco também são excelentes aliados na hidratação.

17) Dê preferência a leites e iogurtes desnatados, pois o teor de gordura neles é reduzido, tornando-os benéficos à saúde.

18) As principais refeições do dia são o café da manhã, almoço e jantar, nunca pule-as e faça boas escolhas alimentares.

19) Você pode escolher iogurtes, frutas e mix de castanhas como opção nos lanches intermediários.

20) Siga as dicas anteriores, modifique seu estilo de vida. Não faça dietas malucas com restrição severa de calorias e exclusão de nutrientes como carboidratos e gordura, por exemplo. Nosso corpo é um sistema que necessita de todos os nutrientes (carboidratos, gordura, proteínas, vitaminas e minerais) em equilíbrio para ser e manter-se saudável.

Dicas da nutricionista Glaucia Rodrigues CRN3: 35280.
Especialista em geriatria e gerontologia, educadora em diabetes, pós-graduanda em terapia nutricional no paciente crítico e nutricionista clínica em UTI no Hospital Samaritano de SP.

  • Faça as refeições com calma. Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos. …
  • Mastigue bem os alimentos. …
  • Líquidos x Refeição. …
  • Horários para as refeições. …
  • Alimente-se a cada 3 horas. …
  • Alimentos integrais. …
  • Consuma frutas e hortaliças. …
  • Evite alimentos refinados.