16 Estados deflagram operação contra desmatamento da Mata Atlântica
10 de setembro de 2018

Unidades do Ministério Público de 16 estados brasileiros deflagraram na manhã desta segunda-feira, 10, uma operação nacional com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas da Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar reparação dos danos.

Apelidada de Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, ela é realizada no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Destes estados, a operação vai até quarta-feira, 12. Em Minas Gerais e Ceará, o prazo foi prolongado para até dia 13, quinta-feira.

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas que dependem de suas múltiplas funções ambientais. Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão.

Os centros de apoio Operacional de cada estado assumirá as tarefas de sistematizar os resultados das fiscalizações, encaminhando os relatórios, junto com o material de apoio, às Promotorias de Justiça das comarcas de onde forem identificados os danos ambientais.