100 mil brasileiros são atingidos por golpe no WhatsApp simula liberação do FGTS
31 de agosto de 2019

100 mil brasileiros são atingidos por golpe no WhatsApp simula liberação do FGTS. Um novo golpe espalhado em mensagens de WhatsApp tenta enganar vítimas usando como isca a notícia sobre a liberação do FGTS.Mais de 100 mil brasileiros já receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso distribuído pelos criminosos em apenas dois dias – segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, são mais de dois mil novos registros por hora.

A mensagem difundida no aplicativo leva o usuário a responder uma pesquisa falsa da Caixa contendo perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”, na expectativa de descobrir se tem direito ao saque. Ao final, o site solicita a ativação das notificações no navegador do celular e pede que o usuário reenvie o material para mais 10 contatos. O objetivo é abrir caminho para ataques futuros.

A ativação de notificações solicitada pelo site malicioso permite que, mais à frente, os criminosos possam enviar links diretamente ao celular do usuário. Com isso, os hackers aumentam as chances de clique e garantem uma rede de potenciais vítimas para futuros golpes. Para dar credibilidade, a página exibe comentários falsos de pessoas que teriam conseguido liberar o saque do FGTS.

Quem acessa a página com a pesquisa também é redirecionado a cadastros de número de celular que registram o telefone do usuário de maneira oculta em serviços pagos de SMS. A tendência é que o dono da linha só perceba que foi alvo quando as cobranças começam a chegar ou o crédito passa a acabar rápido demais.

Golpe no WhatsApp simula liberação do FGTS e atinge 100 mil brasileiros — Foto: Reprodução/dfndr lab

Golpe no WhatsApp simula liberação do FGTS e atinge 100 mil brasileiros — Foto: Reprodução/dfndr lab

COMO SE PROTEGER

A primeira dica para evitar ser uma vítima desse tipo de golpe é nunca clicar em links no WhatsApp ligados a promoções e ofertas tentadoras. No caso do saque do FGTS, por exemplo, é importante obter informações apenas nos canais oficiais do governo. É importante também não ativar o sistema de notificação do navegador do celular em sites desconhecidos. Outra forma de se manter seguro é instalar aplicativos que podem rastrear esse tipo de golpe e evitar que o site do criminoso seja carregado.

Fonte: Mix Vale