Tiroteios e explosões deixam dezenas mortos e feridos em Paris
13 de novembro de 2015

Tiroteios e explosões deixam dezenas de mortos em Paris

Enquanto agência Associated Press contabiliza 35 mortos, outras fontes falam em 60; casa de shows teria 100 reféns

Paris está novamente sob ataque. Cerca de 10 meses depois do atentado à redação do jornal satírico “Charlie Hebdo”, pelo menos seis tiroteios foram registrados em pontos diferentes da capital francesa nesta sexta-feira (13). De acordo com a agência Associated Press, 35 pessoas foram mortas. Outras fontes já falam em 60.

Em entrevista coletiva, o presidente da França, François Hollande, decretou estado de urgência e ordenou o fechamento das fronteiras. É a primeira vez que o país decreta estado de emergência em 10 anos. “As autoridades devem ser duras e serenas. O que os terroristas querem é nos colocar medo. De frente ao pavor há uma nação que sabe se defender. Temos que mostrar sangue frio diante do terror”, afirmou na ocasião. “Ainda não terminamos as operações, há coisas difíceis pela frente. Eu peço que vocês mantenham a confiança. Viva a República e viva a França.”

explosões e mortes em paris

Uma explosão atingiu um bar perto do Stade de France, onde estava acontecendo um amistoso entre a seleção local e a Alemanha. O presidente François Hollande estava na arena e precisou ser evacuado. No primeiro tiroteio, um indivíduo abriu fogo com um fuzil no restaurante Petit Cambodge e, de acordo com a emissora “BFM-TV”, matou “várias pessoas”.

A rede de TV France 24 afirma que há pelo menos 100 reféns em uma famosa casa de shows chamada Bataclan. Outras fontes falam em 60 pessoas. Segundo a BFMTV, ao menos 50 disparos atingiram o local uma hora após o início de um show da banda californiana Eagles of Death Metal.

Moradores jogam roupas de cama pelas janelas para que corpos nas ruas sejam cobertos
Reprodução Twitter

Moradores jogam roupas de cama pelas janelas para que corpos nas ruas sejam cobertos

A emissora entrevistou uma testemunha dos disparos no restaurante, Anne-Sophie. “Todo mundo estava do lado de fora, no terraço do restaurante, quando de repente vimos homens mascaradas atirando em todas as direções. Pareceu ter durado muito tempo.” Ela disse que havia “uma quantidade enorme de feridos”.

O editor do programa Newsnight, da BBC, tuíta que nenhum grupo assumiu a autoria dos incidentes em Paris nesta noite, mas que “apoiadores do (grupo autodenominado) ‘Estado Islâmico’ estão comemorando o ataque nas mídias sociais com a hashtag ‘Paris in Flames’ (Paris em chamas)”.

Atentado em Paris
Reprodução/Twitter

Atentado em Paris

Pessoas que moram perto dos locais onde ocorreram disparos estão oferecendo abrigo a quem está nos arredores por meio da hashtag #PorteOuverte (portas abertas) nas redes sociais.

Após os ataques, Hollande iniciou uma reunião de emergência no Ministério do Interior. O presidente agora segue para o Palácio do Eliseu para uma segunda reunião. Os tiroteios reacendem o clima de terror instaurado na cidade em janeiro passado, quando dois homens armados invadiram a sede do “Charlie Hebdo” e mataram 12 pessoas. Dois dias depois, outro jihadista sequestrou um mercado kosher em Paris e deixou quatro mortos. Antes disso, ele já havia matado uma policial durante uma troca de tiros.

O primeiro-ministro britânico David Cameron tuitou a respeito da situação em Paris: “Estou chocado pelos eventos dessa noite em Paris. Nossos pensamentos e orações estão com os franceses. Faremos o que pudermos para ajudar.”

*Com Ansa e BBC

Veja na galeria abaixo fotos dos atentados:

Atentado em Paris. Foto: Reprodução/Twitter
Moradores jogam roupas de cama pelas janelas para que corpos nas ruas sejam cobertos. Foto: Reprodução Twitter
Atentado em Paris. Foto: Reprodução/Twitter
Hashtag em apoio às vítimas dos atentados na capital francesa começa a se difundir pelas redes sociais. Foto: Reprodução Twitter
Mapa mostra os lugares atacados em ação terrorista em Paris nesta sexta-feira (13). Foto: Reprodução/BBC Brasil
A rede social Twitter caiu enquanto Paris era atacada por terroristas na sexta-feira (13). Foto: Reprodução

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: