Ternium e Gás Verde de Seropédica firmam novo contrato de fornecimento de biometano para produção de aço
2 de junho de 2023

Combustível é produzido a partir de biogás de resíduos de aterros sanitários

BRASÍLIA — A produtora de aços planos Ternium Brasil firmou novo contrato de aquisição de biometano da Gás Verde para sua produção siderúrgica. A assinatura foi divulgada pelas empresas esta semana, após uma reunião no centro industrial de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Produzido a partir de biogás de resíduos de aterros sanitários, o biometano vai ajudar a companhia intensiva em energia a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa na produção de aço.

A Ternium utiliza o biocombustível desde 2019. A companhia é a primeira do setor na América Latina a empregar o biometano no processo produtivo.

“Agora, com o novo acordo, reforçamos o compromisso de usar o gás do lixo que beneficia empresas, sociedade, meio ambiente e a comunidade no entorno”, comenta o presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara.

O biometano fornecido pela Gás Verde é produzido no Aterro Sanitário de Seropédica (RJ). A empresa do grupo Urca Energia produz cerca de 130 mil m3/dia no aterro de Seropédica e, até o fim do ano, espera chegar aos 150 mil m3/dia no ativo.

Em paralelo, a companhia está investindo na conversão das usinas de geração de energia a biogás dos aterros de São Gonçalo e Nova Iguaçu em plantas de produção de biometano.

Com isso, a Gás Verde espera atingir, no segundo semestre de 2024, uma produção de até 400 mil m3/dia nesses três ativos.

Marcel Jorand, CEO da Gás Verde afirma que a adoção do renovável no processo industrial elimina a necessidade de compensação, uma vez que reduz, de fato, as emissões das empresas.

epbr

Fonte: epbr

A agência epbr é uma organização independente de mídia, nativa digital, não partidária, que tem como objetivo informar e engajar a população em geral nas discussões sobre energia no país, sobretudo nas áreas de petróleo, gás natural e energia elétrica.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: