SuperVia comunica ao Governo do Estado que deseja encerrar operação dos trens no RJ
27 de abril de 2023

Concessionária comanda a malha ferroviária do Rio e Baixada Fluminense desde novembro de 1998

SuperVia enviou, na última quarta (26/04), um ofício à Secretaria Estadual de Transportes comunicando que deseja encerrar a operação dos trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal ”Extra”.

Para tal decisão, a concessionária, que comanda a malha ferroviária do Rio e Baixada Fluminense desde novembro de 1998, alega, entre outros motivos, diminuição de receita devido à pandemia, prejuízo causado por furto de cabos e congelamento do valor da tarifa.

No documento, assinado por Masato Kaneko, da Gumi Brasil Participações, controladora da SuperVia no Brasil, há a justificativa de que ”não há possibilidade de assumir obrigações adicionais de suporte financeiro”, como propôs o Governo do RJ.

O governador Cláudio Castro, inclusive, criticou o serviço prestado pela SuperVia e não lamentou a decisão da concessionária de entregar a concessão. O chefe do Poder Executivo fluminense garantiu que outra empresa será escolhida para operar os trens.

”O serviço está posto aí, é péssimo. Só abrir os telejornais todo dia e vai ver isso. Eu falava, o estado fez o investimento, investiu lá R$ 400 milhões, e que isso teria um prazo para ser resolvido. Acabou. O serviço tem que melhorar de qualquer jeito. Se não querem mais, eles saem e a gente vai botar outro que faça bem feito”, disse.

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: