Solenidade marca troca de comando do 24º BPM Queimados
9 de janeiro de 2017

Foi realizado na manha desta segunda-feira (09), solenidade de troca de comando do 24º BPM Queimados, onde a Comandante do 3º Comando de Policiamento de Área Coronel PM Claudia de Melo Lovain de Menezes Cardoso, passou o comando do 24º BPM para o Tenente Coronel PM André Santos de Souza.

A Mestre de Cerimônia Tenente PM Flavia Garone ao iniciar os trabalhos pediu um minuto de silencio pelas mortes dos PMs em combate da criminalidade. O evento teve a participação de algumas autoridades da baixada Fluminense; Prefeito de Queimados, Carlos Vilela,  Prefeita de Paracambi  Lucimar Cristina da Silva Ferreira, Secretário de Governo de Paracambi, Dr. Flavio, Prefeito de Japeri, Carlos Moraes, Presidente da Câmara de Japeri vereador Miga, Vereador de Seropédica Anderson de Moura Medeiros (Anderson do Gás).

 

O Tenente Coronel PM Claudio Costa de Oliveira, ficou 9 meses à frente do 24º e foi promovido recentemente e vai agora para o Sub-Comando do 3º CPA  Comando de Policiamento de Área, responsável pela coordenação das ações policiais em toda a Baixada Fluminense.

O Vigésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar tem suas origens na Ala de Cavalaria da antiga Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que, a partir de 5 de outubro de 1975, foi encarregada de fazer o policiamento em parte da Baixada Fluminense, ocasião em que destacou um pelotão para o então distrito de Japeri, em Nova Iguaçu, ficando este instalado, inicialmente, em um velho galpão da Rede Ferroviária Federal enquanto a sede da OPM permanecia no bairro do Colubandê, em São Gonçalo.

Em 2 de fevereiro de 1977, foi criada a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), através do Decreto nº. 1095 do Governo do Estado, passando a funcionar em caráter provisório num prédio situado no km 9,5 da Rodovia Amaral Peixoto, em São Gonçalo.

A partir de 17 de março de 1978, após a criação do 20º BPM no município de Nova Iguaçu, a 2ª CIPM foi transferida para suas novas instalações na Rua Rubem, s/nº, no município de Queimados, as quais foram entregues à Polícia Militar pelo 1º Plan-Rio.

Em 18 de janeiro de 1989, através do Boletim da Polícia Militar nº 13 de 18 de janeiro de 1989, foi criado o Núcleo do 24º BPM (Nu 24º BPM) e, em 15 de maio de 1989, através do Decreto nº. 12.296, publicado no Boletim da Polícia Militar nº. 89 de 16 de maio de 1989, foi finalmente criado o 24º Batalhão de Polícia Militar.

Com o passar dos anos teve a área sob sua responsabilidade ampliada e reduzida, de acordo com as necessidades da população local e a reorganização operacional da Polícia Militar, a qual lhe trouxe o município de Itaguaí por duas vezes, após ter sido transferido do 27º BPM.

Em 2 de outubro de 2014, por meio da resolução da de nº 815 da Secretaria de Estado de Segurança (SESeg), publicada no Boletim da Polícia Militar de nº 183, foi criado o 42º BPM cuja sede foi estabelecida em Itaguaí, abrangendo, ainda, o município de Seropédica, bem como os efetivos e destacamentos remanejados do 24º BPM, e as circunscrições da 48ª e da 50ª Delegacias de Polícia.

Seropédica continua sob Policiamento do 24º BPM de Queimados até a construção do novo Quartel da PM. Atualmente o Capitão Reis  comanda o destacamento que atua em um município de 274 Km².

Comandante do 3º Comando de Policiamento de Área Coronel PM Claudia de Melo Lovain de Menezes Cardoso, passa o comando do 24º BPM para o Tenente Coronel PM André Santos de Souza