SMECE DE SEROPÉDICA PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE BASE COMUM CURRICULAR
4 de dezembro de 2015

Uma base de conteúdos em comum para os alunos de todas as escolas de educação básica do país, esta é a proposta do documento que está sendo construído pela Secretaria de Educação Básica do MEC e será um instrumento de referência para a construção do projeto Político-Pedagógico das escolas do Ministério da Educação (MEC) e vem sendo discutida pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte – SMECE por todos atores envolvidos em torno desta causa.

O trabalho é coordenado pela Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, Lucia Baroni Martinazzo, que relata “O projeto da Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo sinalizar novas metodologias de desenvolvimento e aprendizagem para estudantes ao longo da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Não se trata de dizer como as escolas devem ensinar, mas estabelecer objetivos e conteúdos para cada área, para cada fase da vida do estudante.”

O tema, debatido nacionalmente, trata de uma Base Nacional que é um princípio constitucional, artigo 210/Constituição Federal 88, artigo 26 da LDB e Plano Nacional de Educação, e para o bom desempenho nas discussões é necessário que todos os envolvidos conheçam a Base Nacional Curricular. Nesse sentido o dia 25 de Novembro foi intitulado no município de Seropédica o “DIA B”, Dia da Base Nacional Curricular. Neste dia todas as Unidades Escolares analisaram o documento referência e tiveram a oportunidade através de um processo democrático, tecer suas contribuições. Todo material que foi elaborado pelo trabalho coletivo de diferentes atores do contexto educacional, foi encaminhado a SMECE- Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, que é o órgão responsável por enviar as proposta através do endereço eletrônico http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ para o Ministério da Educação.

“Entretanto as discussões e contribuições não param por aí!”, relata a Subsecretária de Ensino Eliana Cristina, “Todos podem enviar suas contribuições através do endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ até o dia 15 de Dezembro. O importante é que todos os profissionais de educação do nosso município estejam envolvidos e sejam movidos por curiosidade, espírito crítico e assumam o protagonismo da construção deste documento”. Conclui

Segundo a Secretária Lucia Baroni Martinazzo, “É necessário uma dedicação por parte dos educadores, para que a Base Nacional Curricular possa ganhar um novo rumo. No Município de Seropédica a execução do trabalho conta com a realização de oficinas, leitura de textos, construção de sugestões e votação para intervenção de todos os envolvidos. Sabemos que a tarefa é árdua, mas com mobilização estratégica e envolvimento de todos, é possível realizar um bom trabalho de alinhamento, e fazer do Município de Seropédica um grande contribuinte na sistematização do projeto da Base Nacional Comum Curricular. ”

Qualquer pessoa que quiser contribuir poderá fazer parte dessa construção. Um texto preliminar está disponível no Portal da Base Nacional Comum Curricular até 15 de dezembro. No mesmo portal, é possível dar a sua contribuição para a construção do documento final.

Texto: Ana Paula Jacintho.88DD0F61D179D31BB2D025602596D190AA66D785719EA7B74^pimgpsh_fullsize_distr (1) .png1A8AA625933A72701984C1AC3128D0AAE211D1515CFC8053F^pimgpsh_fullsize_distr ^C8CBEB776680237F8676AA3D234C6276979948AFF2CC0F5CA8^pimgpsh_fullsize_distr (1)

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: