SINAIS E SINTOMAS DE UM ATAQUE CARDIACO
1 de novembro de 2016
O que acontece durante um ataque cardíaco?
Conhecer os sinais de alerta e obter ajuda rápida podem salvar sua vida.

No Brasil e no mundo,  as doenças cardiovasculares, sobretudo o infarto agudo do miocárdio, representam a principal causa de mortalidade. O seu crescimento acelerado em países em desenvolvimento representa uma das questões de saúde pública mais relevantes da atualidade. Então, o que você sabe sobre o ataque cardíaco?

O que acontece durante um ataque cardíaco

Seu coração é um músculo. Sua função é bombear o sangue para os pulmões e dele para muitas partes do corpo. Os pulmões absorvem o dióxido de carbono do sangue e liberam oxigênio. O coração bombeia o sangue rico em oxigênio para os músculos e outros órgãos. O sangue retorna ao coração cheio com dióxido de carbono. Este o bombeia para os pulmões e o processo se repete.

Uma vez que é um músculo, o coração também precisa de oxigênio. As artérias coronárias, que são vasos sanguíneos que levam sangue para o coração, cumprem este papel. Mas, como outros vasos sanguíneos, artérias coronárias podem ficar obstruídas. Acúmulo de gordura, colesterol e outros materiais, conhecido como placa de gordura, pode tornar as paredes das artérias mais espessas e rígidas. Esta é a causa mais comum de um ataque cardíaco. Às vezes, a placa se rompe e libera seu conteúdo. O corpo reage com a formação de um coágulo em torno do local da ruptura. Isso pode bloquear completamente a artéria e o sangue não consegue passar.

Se partes do coração passarem muito tempo sem sangue rico em oxigênio, o tecido muscular pode morrer. Este dano ou morte do tecido cardíaco é chamado de ataque cardíaco, ou infarto do miocárdio.

Quando devo ir para o hospital, se eu tiver dor no peito?

Se você acha que você ou alguém está tendo um ataque cardíaco, ligue para a emergência (192) imediatamente! Minutos são importantíssimos durante um ataque cardíaco. O pessoal de emergência médica pode avaliar sua situação e iniciar o tratamento imediatamente. Não dirija e peça para alguém levá-lo ao hospital.

Não dá para ter certeza se o que você está sentindo é um ataque cardíaco. Às vezes os sintomas não são óbvios ou chegam lentamente. Há grandes chances de que não seja nada parecido com o que você viu nos filmes. Mesmo assim, ligue para o 192 imediatamente. Os ataques cardíacos matam milhares todos os anos. Muitas dessas pessoas morrem dentro de uma hora após o início dos sintomas.

Você provavelmente sabe que a dor no peito é um sinal de alerta, mas você conhece os outros sintomas? Em 2005, uma pesquisa descobriu que apenas 27% das pessoas conheciam todos os principais sintomas. E a maioria não sabia ligar para o 192 imediatamente!

Os sintomas de um ataque cardíaco podem incluir:

Dor ou desconforto no peito. Isso inclui sensação de pressão, aperto ou peso. Isto pode durar mais de um minuto ou ir e vir. Este é o sinal mais comum em homens e mulheres.

Dor ou desconforto na parte superior do corpo. Pode ser na garganta, mandíbula, costas, pescoço, ombros, barriga e braços.

  • Falta de ar. Isso pode acontecer com ou sem desconforto no peito.
  • Náuseas, vômitos, indigestão, tontura, vertigem súbita ou sudorese fria.
  • Fadiga ou problemas para dormir.

Visto que a dor no peito é o sintoma mais comum para homens e mulheres, é importante notar que as mulheres são mais propensas que os homens a terem alguns dos outros sintomas de alerta. As mulheres podem notar desconforto no peito – pressão ou aperto – ou nenhuma dor. As mulheres são mais propensas a sentir falta de ar, náuseas ou cansaço. Elas podem também vomitar, sentir tonturas ou ter dor nas costas ou no maxilar. Elas são menos propensas que os homens a sentir forte dor no peito.

Num estudo, um terço dos pacientes que tiveram ataques cardíacos não tinha dor no peito. Eles eram frequentemente mais velhos, do sexo feminino ou com diabetes. Diabéticos podem não ter quaisquer sintomas ou têm sintomas muito leves.

Lembre-se que se você tiver sintomas de um ataque cardíaco ou acreditar que você ou alguém está tendo um ataque cardíaco, ligue para o 192 imediatamente!

FONTES: By Emily A. King, Escritor contribuinte.
Revisão médica: Giselle HPR Diniz.
 – Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST (II Edição, 2007) – Arq Bras Cardiol.2007; 89(4):e89-e131.
– National Heart, Lung and Blood Institute. What is a heart attack?
–  Centers for Disease Control and Prevention. Heart disease facts.
–  National Heart, Lung and Blood Institute. Heart attack: Know the symptoms. Take action.
–  National Heart, Lung and Blood Institute. What are the signs and symptoms of a heart attack?

ataque-coracao