SIMULAÇÃO DE ACIDENTE PARA TREINAR SOCORRISTAS DO SAMU DE SEROPÉDICA
1 de setembro de 2013

O Instrutor Raphael Pessoa de Oliveira e o coordenador Mauro Sampaio da Associação RADA/RAR (Resgate em Área de Difícil Acesso e Resgate de Alto Risco) de Paracambi, deram um Curso de Primeiros Socorro hoje (31/08) com simulação de acidente de motocicleta e capotamento de uma Kombi no Km 42 da Estrada Rio São Paulo.

O Curso de Técnicas de primeiro Socorro, com aulas de teoria e pratica, foi dado aos profissionais de Saúde e da Defesa Civil que receberam treinamento referente ao atendimento e reanimação cardiopulmonar, verificação de danos causados no acidente, colocação do Colar Cervical e transporte das Vítimas.

Segundo o Instrutor Rafael Pessoa em situações de emergência, o pronto-atendimento é essencial para aumentar as chances de sobrevivência e reduzir possíveis sequelas das vitimas, por isso é fundamental a capacitação dos profissionais de Saúde como resgatistas, socorristas, e emergêncistas.

Além do treinamento teórico foi realizado uma simulação de acidente de Motocicleta e capotamento de uma Kombi, nesta simulação foi usado vários figurantes para dar mais realidade ao treinamento, foi colocado ossos de Boi nas pernas dos figurantes com tintura de iodo para parecer um acidente com quebra das pernas e fratura exposta.

As pessoas que viram a encenação achavam que era realidade, muitas pessoas se aglomeraram para ver o treinamento, e criou um engarrafamento na BR 465, e no final aplaudiram este trabalho que teve o apoio de quatro Ambulâncias do SAMU e uma do Posto de Saúde do Km 40 e da Policia Rodoviária Federal que controlou o transito.

Participaram também deste treinamento os Coordenadores do Samu,  Wattyla Felipeck (Cebolinha), Gilvan Telles, o Coordenador Médico Dr. Cesar Cilento, e o Diretor da Secretária de Saúde Luciano Spelta.

 

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: