SETRAB E MTE REALIZAM CIRCUITO “D”
11 de setembro de 2017

O projeto visa à inclusão da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS em vagas existentes em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promovem o Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência entre os dias 13 e 28 de setembro com ações na Capital e em municípios Rio de Janeiro, para atender pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS. Dados recentes mostram que o estado conta com mais de 85 mil vagas para deficientes e reabilitados. Desse total, apenas 28,9 mil foram preenchidas – o equivalente a 34%. Isso quer dizer que mais da metade das oportunidades de emprego, 66% continuam abertas.

O “Circuito D” de inclusão da pessoa com deficiência (PcD) e reabilitados do INSS começa na próxima quarta (13/09), das 10h às 16h, no SEST/SENAT, em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio. A ação é realizada pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) com apoio da Setrab.

O ministro do Trabalho, Ronaldo afirmou que “a principal estratégia da data é dedicar um dia inteiro de atendimento exclusivo para a inclusão desse público, reunindo em um mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego”.

A ação tem parceria com vários órgãos. Toda estrutura de informática para atendimento à população, como internet, rede, computadores e impressoras, será disponibilizada pelo Sistema Firjan (SESI-RJ e SENAI-RJ). Segundo o superintendente regional do Trabalho do Rio, Helton Yomura, o “objetivo é ampliar o número de trabalhadores com deficiência ou reabilitados no mercado formal de trabalho”.

Durante a ação, acontecerá uma feira de emprego, onde serão ministradas palestras sobre o tema do circuito. Na ocasião, o MTE vai esclarecer dúvidas sobre a legislação e a fiscalização realizada pelo órgão. Especialistas da área de saúde e previdência também estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o assunto.

Empresas que não estão cumprindo as cotas de contratação participarão das atividades. O Ministério do Trabalho constatou que essas empresas estão localizadas em Barra Mansa, Petrópolis, São Gonçalo e Duque de Caxias, cidades onde acontecem as ações. Barra Mansa e Petrópolis já receberam os mutirões, nos dias 8 e 15 de agosto.

Serviço:
CIRCUITO FLUMINENSE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

13/09 – São Gonçalo
Local: SEST/SENAT de São Gonçalo (Rodovia Amaral Peixoto, Km 07, Tribobó, São Gonçalo/RJ)
Horário: das 10h às 16h

21/09 – Duque de Caxias
Local: Quadra da GRES Acadêmicos do Grande Rio (Rua Almirante Barroso, 05, Centro, Duque de Caxias)
Horário: das 10h às 16h

22/09 – Catedral Metropolitana do RJ
Local: Av. Chile, 245 – Centro, Rio de Janeiro
Horário: das 10h às 16h

28/09 – Rio de Janeiro
Local: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ)
Horário: das 10h às 16h