Setembro amarelo: campanha chama atenção para doenças mentais e suicídio
6 de setembro de 2020

Iniciativa Na Direção da Vida, promovida pela Abrata e as farmacêuticas Pfizer e Upjohn, pretende criar diálogo com a sociedade para quebrar tabus sobre distúrbios mentais

A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), junto às farmacêuticas Pfizer e Upjohn, lançou nesta sexta-feira (4) a segunda edição da campanha Na Direção da Vida. A iniciativa visa reforçar o movimento Setembro Amarelo, que pretende dar visibilidade às doenças mentais e prevenir o suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada em 2014. O mês foi escolhido porque, desde 2003, a data 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor amarela remete a alegria e iluminação.

A campanha Na Direção da Vida tem o intuito de chamar a atenção para importância de falarmos sobre problemas como depressão, bipolaridade e suicídio. Em coletiva de imprensa nesta sexta, o psiquiatra Michel Haddad, do Hospital do Servidor Público, em São Paulo, disse que, em dez anos, a depressão pode ocupar o primeiro lugar no ranking de doenças no Brasil.

A depressão atinge nada menos do que 4,4% da população global e 11,5 milhões de brasileiros. É a primeira causa de incapacidade no mundo e afeta pessoas de todas as idades e classes sociais. Já o suicídio é responsável por 12 mil mortes todos os anos só no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Segundo os organizadores do Setembro Amarelo, quase 97% dos casos estão ligados a transtornos psicológicos, principalmente depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Por isso é tão importante não ter medo de falar sobre o assunto.

Em 2020, as ações da Na Direção da Vida vão se concentrar nas plataformas digitais. Entre elas está um filtro temático no Instagram e iniciativas com famosos, influenciadores e anônimos, que vão ajudar a ampliar o debate. O primeiro passo já foi dado: nesta sexta, foi lançado um videoclipe que reúne formadores de opinião e pacientes cantando a música Enquanto Houver Sol, do Titãs, que traz uma mensagem de apoio e esperança.

O girassol, símbolo da campanha, continua marcando presença este ano. “A flor é o elo entre os participantes que contam histórias relacionadas à depressão ou ansiedade vividas por eles mesmos ou por alguém do seu entorno”, explica Cristiane Santos, diretora de comunicação e assuntos corporativos da Pfizer, em nota enviada à imprensa.

No dia 10 de setembro, a Zona Oeste de São Paulo vai se transformar em um campo de girassóis. “Recorremos à tecnologia e à luz, literalmente, para ganhar as ruas e fazer uma intervenção urbana por meio de iluminação laser e projeção mapeada. Especialmente este ano, não poderíamos deixar de passar a mensagem de que ninguém está sozinho e que o caminho pode ser sim de flores Na Direção da Vida”, ressalta Santos. 

Assista ao videoclipe:

 

Fonte: Galileu