SEROPÉDICA TEM SUA PRIMEIRA CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
24 de junho de 2015

Nesta quarta-feira (24) a Prefeitura de Seropédica, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Isca) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está realizando a primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município. O evento acontece das 08h às 16h no auditório do CAIC- Paulo Dacorso Filho, localizado no quilômetro 7 da BR-465 (km 47 da ant. Est. Rio-São Paulo). O evento tem como tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”.

A Conferência tem como objetivo geral fortalecer os compromissos políticos com a promoção da melhoria na qualidade alimentar, garantindo o direito à alimentação adequada e saudável, além de assegurar a participação social e a gestão intersetorial na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em representação ao Prefeito Martinazzo o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Antônio Garbocci Bruno se faz presente, além de outros participantes que representam diferentes órgãos da administração municipal, como a representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Valéria Tolentino e o representante da Casa dos Conselhos de Seropédica, Miguel Jorge, além de representantes da Secretarias Municipais de Ambiente e Agronegócios (Semama), de Saúde e Defesa Civil (Smsdc) e de Educação, Cultura e Esporte (Smece).

À Secretaria de Assistência Social cabe a responsabilidade de assessorar, no município, à constituição dos Conselhos representativos. O Conselho de Segurança Alimentar é o mais jovem, porém, trata-se de um órgão autônomo, com intensa participação da sociedade civil. Os participantes desta Conferência são qualificados a encaminharem solicitações ao município e ao Estado no que diz respeito a propostas de melhoria da qualidade alimentar. Meu papel hoje é palestrar a respeito de um tema de extrema importância na atualidade, a água. Espero que possamos extrair muitas ideias e soluções durante os debates”, afirmou Antônio Garbocci Bruno, titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Durante o evento serão debatidos e avaliados os principais avanços, dificuldades e outras questões relacionadas ao tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. Todas as deliberações apresentadas serão debatidas em grupo e aprovadas em uma Plenária com três temas: Agricultura Familiar de Seropédica – Soluções e Desafios; Água de verdade no campo e na cidade de Seropédica; e Políticas públicas e normas para uma segurança alimentar e nutricional em Seropédica.

Logo após a Plenária haverá a eleição dos 6 Delegados que representarão Seropédica na Conferência Estadual, que só poderão candidatar-se mediante a comprovação de vínculo com alguma instituição que atue no município.

O Conselho nasceu em 2013, ainda estamos em processo de construção, então, nesta primeira conferência, temos como perspectiva iniciar a construção das discussões a respeito da segurança alimentar em Seropédica, dessa maneira poderemos entender melhor a dimensão deste tema. Nossa expectativa é criarmos uma política de segurança alimentar, será demorado, mas estamos avançando, e esta Conferência é prova disso”, declarou Valéria Tolentino, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Além da Prefeitura de Seropédica representantes de entidades distintas participam do evento, como a Reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Dantas, a Sr.ª Eliane Ribeiro, que representa a Embrapa, a representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Sr.ª Kelly Gonzaga e a Sr.ª Iraci Felix, que representa a Associação dos Agricultores Orgânicos de Seropédica (Serorgânico).

evento alimentaçãoProfessor Bruno

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: