Seropédica sedia Encontro Regional de Defesas Civis para Prevenção de Emergências e Desastres
18 de novembro de 2021
A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Defesa Civil, promoveu nessa quarta-feira (17) junto à Regional de Defesa Civil Sul II (REDEC Sul II), o 4° Encontro de Nivelamento Técnico-Profissional.
 
A Redec Sul II compreende os Municípios de Mendes, Miguel Pereira, Rio Claro, Queimados, Piraí, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin e Seropédica.
 
O evento aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a composição da mesa contou com as presenças do Prefeito e da Vice-prefeita de Seropédica – Professor Lucas e Vandrea Furquim –, da Vice-prefeita de Queimados – Maíse Justo –, dos Tenentes-Coronéis Bombeiros-Militares – Luiz Freire, Augusto Cunha, Watanabe e Eliane Cristine –, do Tenente Bombeiro-Militar – Celso Lopes –, da Primeira-Dama do Município – Isabel Ribeiro –, e do Subsecretário de Defesa Civil e Sargento Bombeiro-Militar – Leonardo Rosa.
 
“Quando assumimos o mandato pegamos uma Defesa Civil arruinada! Nas gestões passadas, a Defesa Civil era vista como um setor para cortar árvores, mas temos uma visão mais ampla, e esse evento que estamos sediando é pouco perto do que planejamos para a Defesa Civil do Município de Seropédica, que em breve, após os devidos processos legais, se tornará uma Secretaria”, comemorou o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas.
 
A Vice-prefeita – Vandrea Furquim –, complementou: “Estamos preparando nossa Defesa Civil para oferecer o melhor serviço à população, estando prontos para qualquer tipo de ocorrência. As ações conjuntas entre Secretarias demonstram que estamos articulados e focados nesse propósito”.
 
Também participaram do evento os Secretários Municipais Fábio Moffati (Governo), Alexandre Rafael (Comunicação), Patrick Figueira (Serviços Públicos), Marciel Falcão (Educação), Anderson Medeiros (Ordem Pública) e Flávia Constantino (Ambiente e Agronegócios), além do Capitão do Exército – Raphael ‘Durão’ –, do Depósito Central de Munição.
 
De acordo com o Subsecretário de Defesa Civil – Leonardo Rosa –, o objetivo desses encontros é preparar e atualizar os sistemas de Defesas Civis, integrando a esses setores às Secretarias Municipais que trabalham em conjunto com a Defesa Civil no caso de uma situação de emergência ou desastre, contam com apoio das Secretarias de Assistência Social, de Serviços Públicos, de Segurança e Ordem Pública e de Ambiente e Agronegócios, por exemplo.
 
O encontro foi um evento inclusivo para pessoas com deficiência auditiva, contando com uma interpretação de libras realizada por Marta Letícia. A capacitação contou com 3 palestras: Cidade Resiliente (Ten. Cel. BM Watanabe); Ações de Defesa Civil e Ação Social (Ten. Cel. BM Gabriela e Major BM Marcelo) e; Psicologia no Desastre (Ten. Cel. BM Eliane Cristine).
 
“Representando o Estado, posso afirmar que esse evento é o início de um processo de desenvolvimento da Defesa Civil de Seropédica, e também serve para mostrar a importância da Defesa Civil”, disse o Tenente-Coronel Bombeiro-Militar Luiz Freire, que é Diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres.
Texto: Hudson Glória
Fotos: Maldonado 
 
 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: