SEROPÉDICA RECEBE TOMÓGRAFO MÓVEL
28 de maio de 2013

Na manhã desta terça-feira (28) o Prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo, acompanhado do secretário de Saúde Marcus Baroni e do coordenador das Unidades Móveis de Imagem da Secretaria Estadual de Saúde Jorge Ataualpa visitaram a carreta do serviço de tomografia computadorizada móvel (TCM). “Isso demonstra, o respeito que o governo do Estado tem a nossa população tão carente. Esta é mais uma parceria do Governo do Estado com o município para melhor atender o povo seropedicense”, disse Martinazzo.

De acordo com Jorge Ataualpa, o tomógrafo móvel diminuirá o número de pessoas na fila de espera para realizar tomografia. “Alguns municípios sempre têm demanda, a fila de espera na maioria das vezes é grande. A marcação dos exames é feita com antecedência. Cerca de vinte dias antes da chegada da unidade, nós visitamos as secretarias de Saúde dos municípios, e desde esta data eles começam a mandar os exames que estão na fila do SUS (Serviço Único de Saúde)”, falou.

O projeto foi criado pelo governo do Estado há dois anos para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública de Saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos). O TCM estará instalado na área em frente a unidade Pré-Hospitalar Drº José Bueno Lopes no centro de Seropédica. O atendimento é das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O tomógrafo móvel fica no município até o próximo dia 08.

O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia e vai atender também municípios vizinhos. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido à secretaria municipal de saúde da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço. A Prefeitura fica encarregada de informar ao paciente sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame.

Para fazer o procedimento, é necessária a prescrição de um médico especialista. A tomografia móvel funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de 8h a 9h por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e conta, ainda, com vestiário para o paciente. Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para a identificação de lesões provocadas por traumas, tumores, processos infecciosos, entre outros.

O aparelho deverá beneficiar cerca de 500 pacientes: além dos moradores de Seropédica, residentes em Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi e Mangaratiba também serão beneficiados.
 
 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: