Seropédica participa do IV Seminário de Mobilidade Urbana na FIRJAN
3 de junho de 2014

Nesta terça-feira (03) a equipe responsável pelo planejamento estratégico do município de Seropédica esteve na sede da FIRJAN/CIRJ em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense para apresentar o Projeto “Seropédica Cidade Sustentável, um Olhar Para o Futuro” idealizado pelo Ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra.

A finalidade da participação do Município de Seropédica no IV Seminário de Mobilidade Urbana na Baixada Fluminense, Área I, foi para ajudar e promover iniciativas que visem ao planejamento colaborativo e participativo das cidades no que diz respeito a acessibilidade e mobilidade urbana.

O simpósio teve dois mestres de cerimônia, Marcelo Kaiuca, vice-presidente do Conselho Regional da Firjan (Área I); Coordenador Geral do Projeto Mobilidade Urbana; Diretor Regional da Bloco Brasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) e Eduardo D’ávila, gerente regional da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland – RJ/ES).

Durante toda a manhã diversas palestras abordaram os temas “sustentabilidade” e “mobilidade urbana”, dando destaque ao Plano Estratégico “Seropédica Cidade Sustentável, um Olhar para o Futuro”, apresentando pelo Ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra, que foi quem idealizou este projeto, sendo convidado a apresentar este projeto a vários município do rio de Janeiro.

O plano em questão apresenta dados do município ressaltando sua vocação logística, ao mesmo tempo que projeta soluções de médio e longo prazo no que tange ao desenvolvimento sustentável de Seropédica, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e o Município do Rio de Janeiro. Segundo o projeto passam por Seropédica e em seu entorno 70% do PIB brasileiro e 35% do PIB sul-americano.

Também representando o município de Seropédica estiveram presentes , o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Manoel BulhosaAdemar Quintella (Secretário de Meio Ambiente e Agronegócios); Fernando Barros (Secretário de Obras); Leandra Oliveira (Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Gestão); Fábio Cavalcante (Subsecretário de Indústria e Comércio); Marcelo Targueta (Subsecretário de Obras) e Gerson Santos (Subsecretário de Infraestrutura), que representou à Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.

Além dessa apresentação outros profissionais técnicos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo também se expressaram a respeito dos temas abordados, Guilherme Takeda, por exemplo, discorreu sobre “Acessibilidade nos Espaços Públicos”, o arquiteto e urbanista é parceiro da Prefeitura de Seropédica no “Programa Calçada Acessível – Projeto Mobilidade Urbana”.

A iniciativa é um processo colaborativo entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, do Núcleo Pró-acesso da FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), do CREA-RJ, além do Sincocimo, Sinduscon-Rio e a Bloco Brasil.

Essas instituições juntamente com a Prefeitura de Seropédica estão desenvolvendo através da ferramenta “Charrete Meeting” projetos para o futuro do município. As “Charrete Meeting” é um projeto que têm como ponto principal o planejamento do desenvolvimento de uma cidade pensando não apenas nos problemas e situações do presente, mas, fundamentalmente, no desenvolvimento do município para as próximas décadas, pensando sempre 30 a 40 anos à frente.

Outros temas também foram abordados como Políticas de Transporte e Desenvolvimento, além de premissas do Programa de Soluções para Cidades ABCP/SP, dentre outras considerações.

Vale ressaltar a presença dos engenheiros Érika Mota e Warner Vonk, e também da gerente de Projetos do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), Danielle Hoppe.

“Além de pensar no presente temos que planejar o futuro, estamos demonstrando a capacidade de desenvolvimento de Seropédica, juntos iremos transformar Seropédica em uma cidade melhor para se viver, as mudanças acontecem rapidamente, temos que ter um raciocínio veloz, certamente nosso município irá crescer muito, nossa cidade está sendo pensada e organizada da melhor forma possível, queremos ser uma referência para o Estado”, afirmou o Prefeito Martinazzo.

234567891011

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: