A Prefeitura de Seropédica além de seguir preceitos que priorizam a sustentabilidade investe sistematicamente na conscientização ambiental dos funcionários e também dos alunos da rede municipal de ensino, tal conscientização é disseminada principalmente através de atividades propostas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMAMA).

Em parceria com a Embrapa Agrobiologia (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estão sendo realizadas diversas atividades nas unidades educacionais do município. Nesta quarta-feira (24) a Escola Municipal Luiz Leite de Brito foi a unidade escolhida para a consumação de mais uma dessas atividades.

Durante todo o dia os alunos estiveram envolvidos em uma série de eventos, foi efetuado um experimento de análise da água, o plantio de mudas (pau-brasil, ipê amarelo e ipê de jardim), além de uma palestra com o pesquisador peruano Dr. Segundo Urquiaga, representante da Embrapa na ocasião. O tema da palestra proferida pelo pesquisador foi – “Agricultura e Meio Ambiente”.

Além do tema principal o debate ainda envolveu alguns subtemas que abordavam questões equivalentes, estiveram em pauta: O desgaste do solo causado pelas ações humanas e a intensificação da agricultura; como a ciência contorna os desgastes da terra e o uso inteligente do solo e a preservação do mesmo.

Ao final das atividades os alunos da unidade escolar foram presenteados com cartilhas que ensinavam maneiras de preservar o meio ambiente, essas instruções pertencem ao projeto Agroecologia para Gente que Cresce II: uma viagem pelo mundo sustentável, idealizado pela Embrapa.

A SEMAMA também ofertou aos discentes um kit escolar de análise da água com capacidade para a realização de até 10 análises, os estojos foram entregues aos alunos pela Diretora e Coordenadora de Meio Ambiente do município, Greice Mendes e Fabiana Silva, respectivamente, que representaram o Secretário responsável pela pasta, Ademar Quintella.

Os kits em questão foram adquiridos pela secretaria através do projeto ENO – Environment Online. Além de incentivar o cuidado com as florestas o ENO também enfatiza a importância da água bem como a sua preservação.

“As questões ambientais atualmente estão sendo debatidas de maneira contínua, não é possível alcançar o progresso sem que se pense nos riscos ambientais, nossa gestão tem pensado de modo ‘ecologicamente correto’, estamos buscando encontrar o equilíbrio entre o progresso econômico e a consciência ambiental, instruir as novas gerações faz parte dessa conscientização”, afirmou o prefeito Martinazzo.

23456

Faça o seu comentário