SEROPÉDICA INAUGURA A PRIMEIRA ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE EM ÁREA PÚBLICA
13 de dezembro de 2013

A Prefeitura de Seropédica em parceria com a Secretaria de Estado Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) inaugurou no final da manhã desta sexta-feira (13), um presente saudável: a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) num espaço público da cidade.

Os núcleos da Terceira Idade presentes à inauguração receberam das mãos do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, a unidade instalada na Praça Maria Lourdes Alves Nunes, situada no Bairro Parque Jacimar. “Essa academia permite a prática de exercícios físicos para desenvolver a força e a flexibilidade dos idosos, com o mínimo de risco”, enfatizou Wilson Beserra.

Logo a seguir a Sra. Neli Moura da Silva Duarte do Grupo da Melhor Idade do Km 50 cantou a música “Noites Traiçoeiras” do Padre Marcelo Rossi, homenageando o Secretário Wilson Beserra, e acabou que todos os presentes formaram um coral, deixando Wilson  emocionado pela demonstração de carinho dos idosos presentes na inauguração.

Cada Academia da Terceira Idade é composta por 10 módulos de aparelhos, que em conjunto trabalham a elasticidade, a resistência e também a capacidade aeróbica do praticante, que terá a orientação de um profissional de Educação Física, um nutricionista, um fisioterapeuta, um técnico de enfermagem, além de equipe de apoio.

As ATIs têm como objetivo desenvolver a cultura dos hábitos saudáveis nessa faixa etária da população, contribuindo para prevenir ou minimizar os efeitos de diversas doenças, especialmente as de natureza cardiovascular. A iniciativa também ajuda a reduzir os gastos com remédios e tratamentos, tanto para os próprios idosos quanto para a rede pública de saúde. “Ao oferecer uma atividade física e uma vida saudável nós conseguimos reduzir a procura à rede de saúde mas, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comemorou Wilson Beserra.

A coordenadora dos Núcleos da Terceira Idade, Lindaura Carvalho, ressaltou a importância do projeto para os idosos. “Estamos inaugurando um espaço que vai atender a essa gente que fez história e ajudou a construir esse município. É uma oportunidade que eles terão de viver melhor e se integrar à sociedade”, afirmou.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: