SEROPÉDICA CELEBRA DIA DE SÃO JORGE COM GRANDE FESTA
24 de abril de 2014

A última quarta-feira (23) marcou o início das comemorações ao Dia de São Jorge no município de Seropédica, a Prefeitura Municipal e a Paróquia Maria Mãe da Igreja realizaram em conjunto todo um dia de homenagens que contou um pouco a respeito da história deste Santo muito festejado pela Igreja Católica.

Os respeito às religiões é fundamental para que haja harmonia entre o Governo e as instituições religiosas, a Prefeitura de Seropédica busca auxiliar e promover os eventos de caráter religioso no intuito de demonstrar a importância que essas datas representam e o respeito ao qual toda religião bem como seus praticantes merecem”, afirmou o Prefeito Martinazzo.

O evento foi iniciado na Catedral São Francisco Xavier, em Itaguaí, onde se realizou uma missa que antecedeu à tradicional Carreata de São Jorge. O cortejo com cerca de 300 veículos seguiu em direção ao Parque de Eventos de Seropédica (BR-465_km 43 da ant. Est. Rio-São Paulo), onde posteriormente se encontraram com os atletas que participaram da IV Corrida Cidade de Seropédica, também realizada em homenagem ao Dia de São Jorge.

No local realizaram-se orações e fora dado o início oficial aos festejos da 2ª Grande Festa de São Jorge da cidade de Seropédica.

A corrida teve início às 8h e a largada foi realizada da Paróquia de Santa Terezinha (BR-465_km 50 da ant. Est. Rio-São Paulo) sendo à chegada também do Parque de Eventos de Seropédica, totalizando um percurso de 7 quilômetros. Os vencedores receberam prêmios em espécie e medalhas.

No 1º lugar geral feminino ficou Joziane Cardoso (Faixa etária 25/29_equipe Pé de Vento/CAIXA_tempo 25’18”), já a 1ª colocação geral masculina ficou com o atleta queniano Paul Koeth (Faixa etária 18/24_tempo: 21’25”), a 1ª colocada da Faixa Etária Feminina foi Raimunda Fonseca (faixa etária 45/49_equipe Chão do Aterro_tempo 29’22”), já o vencedor da Faixa Etária Masculina foi Ramiro Filho (faixa etária 35/39_equipe ALDERI_tempo 23’38”).

Realizamos essa festa no ano interior porque percebemos a enorme quantidade de devotos de São Jorge, é um dos Santos mais populares da Igreja Católica. Esse ano o evento cresceu, o que já era esperado, por isso ampliamos a estrutura. Certamente essa comemoração já foi ‘abraçada’ pela população de Seropédica e de cidades vizinhas, e se tornará cada vez mais tradicional na região”, disse Thiago Ribeiro (Secretário Municipal de Comunicação, Turismo e Eventos).

Na parte da tarde a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) através da Subsecretaria de Cultura realizou uma intervenção teatral onde retratara com bom humor e de forma musicada à história de São Jorge, chamado por muitos de “Santo Guerreiro”.

A SMECE busca utilizar as manifestações culturais para levar ao público fatos importantes da história, hoje, como não poderia deixar de ser, retratamos através da música e da dança à história de São Jorge, estamos sempre comprometidos, através de nossas vertentes culturais, com quaisquer manifestações que venham engrandecer personagens importantes da história, sejam estes religiosos ou não”, relatou Lúcia Baroni (Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte).

Neste primeiro dia a solenidade contou com a presença de Dom José Ubiratan (Bispo Diocesano de Itaguaí), que em parceria com o anfitrião, Padre Jefferson da Silva Oliveira, ministraram ao público à mensagem bíblica. A parte musical da missa solene ficou a cargo do Ministério Semeando a Fé, após a missa aconteceu um show do Ministério Amor e Adoração. A festa transcorrerá até domingo (27), todos os dias a programação se inicia a partir da 19h.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: